Publicidade

3 riscos para os mercados do “grande e belo” pacote fiscal de Trump, segundo o Morgan

Banco vê incertezas sobre nova taxação de estrangeiros e alerta para possíveis efeitos em Treasuries, dólar e crédito corporativo

Investindo como profissionais

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: 3 riscos para os mercados do “grande e belo” pacote fiscal de Trump, segundo o Morgan; invistaja.info;


KLBN3 | EV/EBIT: 11.61 | P/EBIT: 5.13 | ROE: 0.2094 | EV/EBITDA: 5.92 | Cotacao: 3.8 | ROIC: 0.0958

ListenToMarket: 3 riscos para os mercados do “grande e belo” pacote fiscal de Trump, segundo o Morgan – Áudio gerado às: 16:40:54

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Morgan Stanley alertou nos últimos dias para os riscos associados ao pacote fiscal aprovado de Donald Trump nos Estados Unidos, que avançou na Câmara e será apreciado pelo Senado em breve. O ponto de atenção é a Seção 899, cláusula que levanta preocupações sobre um possível aumento de impostos para investidores estrangeiros em determinados ativos financeiros. Para o banco de investimento, as implicações envolvem do mercado de renda fixa ao crédito e o câmbio.

A Seção 899 introduz a possibilidade de tributação adicional para entidades estrangeiras que detenham ativos nos EUA, mas a falta de clareza sobre o escopo da medida vem alimentando incertezas. Segundo o banco, a redação atual do texto legislativo não indica intenção explícita de tributar ativos de renda fixa mantidos por estrangeiros. No entanto, o mercado ainda aguarda esclarecimentos do Senado.

Entre os possíveis cenários, o Morgan Stanley destaca que, se os Treasuries forem incluídos no escopo da nova tributação, pode haver maior inclinação na curva de juros americana, além de desvalorização do dólar. O movimento seria liderado por investidores privados estrangeiros, que tendem a reagir mais rapidamente do que bancos centrais.

+Classe DE é a que quer consumir mais em 2025; o celular é o principal meio de compras

Caso os bônus corporativos sejam afetados, o banco prevê aumento da volatilidade no mercado, dado que cerca de 25% desse segmento é detido por investidores internacionais. Nesse cenário, haveria redução no valor ajustado por impostos desses papéis, o que pressionaria preços e liquidez.

O banco também aponta riscos específicos para produtos securitizados. Títulos lastreados em ativos comerciais (CRE), com exposição estrangeira entre 5% e 10%, seriam mais afetados do que os baseados em residenciais, cuja participação estrangeira é inferior a 2%.

hotWords: pacote segundo mercados belo” para “grande

Publique seu negócio no invistaja.info

A Seção 899 ainda pode ser reformulada no Senado, o que aliviaria parte das preocupações levantadas. No entanto, enquanto o texto definitivo não for conhecido, os analistas veem potencial para reprecificação nos mercados de dívida e de câmbio. Atualmente, estrangeiros detêm quase US$ 40 trilhões em ativos nos EUA, o equivalente a 134% do PIB americano. A maior parte está concentrada em títulos de longo prazo e ações corporativas.

Tarifas não voltaram a preocupar

Em termos macroeconômicos, os analistas afirmam que a postergação das tarifas comerciais e a incerteza legislativa não mudam, por ora, o cenário-base de crescimento global mais fraco e política monetária americana apertada. O banco não projeta cortes de juros pelo Federal Reserve em 2025, e mantém uma postura cautelosa com ativos cíclicos e crédito de baixa qualidade.

O relatório reforça a preferência por papéis de alta qualidade com vencimentos entre cinco e dez anos nos EUA, e por títulos europeus com vencimento superior a 15 anos. Entre os setores, Morgan Stanley destaca bancos americanos, serviços públicos e telecomunicações como posições defensivas recomendadas.

palavras-chave: 3 riscos para os mercados do “grande e belo” pacote fiscal de Trump, segundo o Morgan; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – 3 riscos para os mercados do “grande e belo” pacote fiscal de Trump, segundo o Morgan

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Saiba mais:

Conheça o Haru, um pequeno restaurante japonês que se tornou um gigante no RJ

Adquirentes X bancos: BBI vê vencedor claro com possível teto de taxa para cartões

Iata reduz projeções para aviação com incertezas globais, mas vê melhora ante 2024

Juro alto já causa atraso em investimentos em infraestrutura, diz diretora do BNDES

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress