Investindo como profissionais
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio; invistaja.info;
LOGG3 | Liq.Corr.: 2.37 | Liq.2meses: 14721100.0 | DY: 0.0178 | Cresc.5anos: 0.1066 | P/VP: 1.01 | P/L: 22.04
PORTO ALEGRE | invistaja.info — A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que, a partir de 1 de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras terão aumento, de 39% em reais por metro cúbico com relação ao último trimestre. Em termos de dólar por milhão de Btu (US$/MMBtu), o aumento será de 32%.
A companhia destacou que a variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio. As atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo teve uma alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais, destacou a companhia.
Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real.
+Índices futuros dos EUA sobem após dados positivos sobre emprego; Bolsas na Ásia e na Europa estão fechadas por feriados
“Os preços de gás natural da Petrobras também incluem o repasse dos custos incorridos pela companhia para o transporte do energético até o ponto de entrega às distribuidoras, que são definidos por tarifas reguladas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta parcela do preço é atualizada anualmente no mês de maio pelo IGP-M, que, para o período de aferição (março de 2020 a março de 2021), registrou alta de 31%”, avaliam.
Apesar do aumento em maio, junho e julho, ao longo de 2020, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, disse a empresa, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano.
“A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, informou a estatal em comunicado. Os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis para consulta no site da ANP.
palavras-chave: Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Petrobras anuncia elevação do preço do gás natural em 39% para distribuidoras a partir de 1 de maio
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Tópicos mais acessados:
Brasil registra mais 1.240 mortes por Covid-19 e total vai a 331.433
Impasse no Orçamento agrava incerteza fiscal, diz presidente do Banco Central
As atuais linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas enfrentarem a pandemia
Publique seu negócio no invistaja.info