Publicidade

No G20, Haddad manifesta preocupação com dívida de países pobres e juros altos

Ministro também defende papel de bancos multilaterais de desenvolvimento na canalização de recursos para enfrentar a crise climática, a fome e a pobreza

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: No G20, Haddad manifesta preocupação com dívida de países pobres e juros altos; invistaja.info;


AUTM3 | ROE: 0.095 | Div.Brut/Pat.: 0.97 | Liq.2meses: 0.0 | EV/EBITDA: 8.99 | P/VP: 1.9 | Cotacao: 19.7

ListenToMarket: No G20, Haddad manifesta preocupação com dívida de países pobres e juros altos – Áudio gerado às: 11:20:35

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), expressou, nesta sexta-feira (24), preocupação do governo brasileiro com o nível de endividamento de países pobres, segundo ele agravado pelo aumento nas taxas de juros em diversas economias do mundo.

Em reunião com ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Bengaluru, na Índia, Haddad defendeu o aprofundamento do debate sobre o papel de bancos multilaterais de desenvolvimento, que, na sua avaliação, devem canalizar recursos para enfrentar a crise climática, a fome e a pobreza.

“Estamos preocupados sobre os níveis da dívida, notadamente entre os países mais pobres. A elevação das taxas de juros em meio à fragilidade da economia global agrava este cenário”, disse Haddad no discurso feito em inglês e cuja íntegra foi distribuída pela assessoria de imprensa do ministério.

+INCC-M desacelera para 0,21% em fevereiro, ante 0,32% em janeiro, diz FGV/Ibre

As falas ocorrem em meio a ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política monetária do Banco Central e ao comandante da autarquia, Roberto Campos Neto, e em um contexto de especulações sobre possíveis mudanças na meta de inflação para pressionar uma queda antecipada da Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

“Atualmente, enfrentamos desafios severos interconectados, uma crise multidimensional, as consequências da pandemia [de Covid-19], guerras, conflitos, o crescimento da pobreza, desigualdades e obstáculos no suprimento de comida e energia limpa a preços acessíveis. Nesse contexto, o aumento do diálogo entre as maiores economias é importante, mas não suficiente. Nós precisamos de ações com resultados concretos”, afirmou.

hotWords: preocupação g20, dívida manifesta países

Seja anunciante no invistaja.info

“Devemos aprofundar as discussões sobre as reformas dos bancos multilaterais de desenvolvimento que reforcem seu papel na formação de parcerias e canalizando recursos para lidar com o nexo do clima, alimentação e pobreza. Essas instituições precisam ser bem capitalizadas e flexíveis para apoiar países em desenvolvimento com financiamento de longo prazo, taxas de juros adequadas e estruturas inovadoras para reduzir riscos, estimular parcerias público-privadas e atrair investimentos privados”, prosseguiu.

De acordo com a CNN Brasil, Haddad almoçou na Índia com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também participa do encontro do G20 e tem sido alvo de críticas de Lula, do PT e de aliados de presidente devido ao atual patamar dos juros.

Imagens feitas pela emissora em Bengaluru mostraram Haddad e Campos Neto em uma conversa descontraída com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, nos bastidores da reunião entre as autoridades econômicas do G20.

(com Reuters)

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – No G20, Haddad manifesta preocupação com dívida de países pobres e juros altos

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Saiba mais:

Americanas deve mais de R$ 70 milhões a editoras de livros

Ibovespa hoje opera em queda e dólar em alta, após dados de inflação no Brasil e nos EUA; Vale (VALE3), bancos e frigoríficos recuam

Token dispara 250% após lançamento de novo produto da Coinbase

AEB: caso de vaca louca terá impacto na balança comercial deste ano de US$ 500 milhões

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress