Publicidade

Inflação anual ao consumidor na zona do euro sobe 7,0% em abril, dentro do esperado

Dado mostra CPI resistente, uma vez que taxa de março foi de 6,9%; na comparação mensal, inflação europeia subiu 0,6%

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Inflação anual ao consumidor na zona do euro sobe 7,0% em abril, dentro do esperado; invistaja.info;


WHRL4 | P/EBIT: 10.53 | ROE: 0.1583 | ROIC: 0.1935 | P/ACL: -25.5 | PSR: 0.629 | Mrg.Liq.: 0.034

O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro voltou a acelerar e subiu 7% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, ante alta de 6,9% em março, de acordo com dados finais compartilhados nesta quarta-feira (17) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Um ano antes, a taxa anualizada estava em 7,4%.

O resultado de abril ficou dentro da estimativa do consenso Refinitiv, que esperava inflação de 7,0% em termos anuais.

Na comparação com o mês anterior, o CPI de março ficou em 0,6% na zona do euro, pouco abaixo dos 0,7% projetados pelos analistas.

+Banco do Brasil (BBAS3): CFO diz que mercado penaliza ação e vê desconto injustificável

Já a inflação anual da União Europeia foi de 8,1% em abril de 2023, abaixo dos 8,3% de março. Um ano antes, a taxa era de 8,1%.

Em abril, a maior contribuição para o CPI na área da moeda comum veio de alimentos, álcool e tabaco (+2,75 pontos percentuais), seguidos dos serviços (+2,21 p.p.), bens industriais não energéticos (+1,62 p.p.) e energia (+0,38 p.p.).

Na comparação com março, a inflação anual caiu em vinte e dois Estados-membros e aumentou em cinco. As taxas anuais mais baixas foram registradas em Luxemburgo (+2,7%), Bélgica (+3,3%) e Espanha (+3,8%). As taxas anuais mais elevadas foram observadas na Hungria (+24,5%), Letônia (+15,0%) e República Tcheca (+14,3%).

palavras-chave: Inflação anual ao consumidor na zona do euro sobe 7,0% em abril, dentro do esperado; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Inflação anual ao consumidor na zona do euro sobe 7,0% em abril, dentro do esperado

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Saiba mais:

Prates: Petrobras (PETR4) tem concorrência, todas as refinarias do mundo são concorrentes

Ibovespa hoje: acompanhe o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros Ao Vivo

Venezuela quer pagar o Brasil com petróleo e energia, diz Mercadante

Redução de preços de combustíveis deve gerar revisões pequenas em projeções para o IPCA

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress