Publicidade

Neurotech: Índice de demanda por crédito no Brasil cai 17% em abril, após alta de 25% em março

Diretor da empresa, porém, ressalta que a queda não é surpresa, dado que os números de março não animaram o mercado de crédito

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Neurotech: Índice de demanda por crédito no Brasil cai 17% em abril, após alta de 25% em março; invistaja.info;


INEP4 | EV/EBIT: -15.87 | Cresc.5anos: -0.2119 | Mrg.Ebit: -6.8787 | Liq.Corr.: 0.08 | DY: 0.0 | Div.Brut/Pat.: -0.52

ListenToMarket: Neurotech: Índice de demanda por crédito no Brasil cai 17% em abril, após alta de 25% em março – Áudio gerado às: 12:40:26

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A busca por financiamento no Brasil caiu 17% em abril, após alta de 25% em março, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). Em relação ao quarto mês de 2022, o tombo foi ainda maior: houve recuo de 30%.

O diretor da Neurotech e responsável pelo INDC, Breno Costa, ressalta que a queda não é surpresa, dado que os números de março não animaram o mercado de crédito, na medida em que foram interpretados como uma oscilação pontual.

O executivo lembra que fevereiro é um mês mais curto e especificamente neste ano o carnaval reduziu ainda mais a quantidade de dias úteis, o que acabou por influenciar o resultado do indicador de março. “O crescimento de março era esperado, mesmo com o momento de crise do crédito. Em abril, a tendência de recuo ficou novamente evidente”, afirma.

+Haverá acordo entre Eletrobras (ELET3) e governo? Os cenários traçados por analistas sobre a “novela” do direito de voto

A retração do INDC em abril, na margem e no confronto interanual, foi puxada pelo varejo. Em relação a março de 2023, a procura por financiamento no setor varejista caiu 24%. Já em relação a abril de 2022, o recuo foi de 47%.

Na comparação mensal, ouve ainda declínio na busca por crédito em bancos (-19%) e no setor de serviços (-1,0%), segmentos que também cederam ante abril do ano passado: -29% e -3,0%, respectivamente.

hotWords: abril, alta brasil crédito neurotech:

Publique seu negócio no invistaja.info

A Neurotech ressalta que o INDC considera todas as consultas feitas no período, mesmo as que não resultaram de fato em financiamento, o que reforça a influência do atual cenário econômico, diz Costa.

Segundo o diretor da empresa, o desemprego continua em nível preocupante, os juros seguem restritivos e há contração da renda. Este cenário tem levado ao endividamento das famílias e, consequentemente, ao aumento da inadimplência. Tudo isso, afirma, reduz “consultas das pessoas à possibilidade de buscar financiamentos, levando à queda da demanda.”

A procura por crédito no varejo ficou positiva apenas nas lojas de departamento, com alta de 13%, e de vestuário, que mostrou expansão de 8% em abril ante março. Do lado das variações negativas, houve declínio em supermercados (-38%), eletromóveis (-31%), outros (-17%), e móveis (-3%).

O ranking do INDC por segmento, na comparação interanual, registrou queda em quase todas as categorias: supermercados (-33%), outros (-30%), eletroeletrônicos (-28%), vestuário (-8%), e lojas de departamentos (-3%). Somente o setor de móveis apresentou alta, de 30%.

palavras-chave: Neurotech: Índice de demanda por crédito no Brasil cai 17% em abril, após alta de 25% em março; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Neurotech: Índice de demanda por crédito no Brasil cai 17% em abril, após alta de 25% em março

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Leia também:

Lucros industriais na China recuam 18% em abril com queda na demanda

Nos EUA, operadores de títulos estão começando a observar riscos potenciais além do teto da dívida

Fundo de Cathie Wood vende Nvidia e perde rali de 160% – mas “há motivos para pausa”, diz gestora

Petrobras (PETR4) nega atuação com Previ ou outra instituição para comprar ações da Vibra (VBBR3)

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress