Informação para o trader investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: PT questiona constitucionalidade da privatização da Copel no STF; invistaja.info;
TAEE11 | Cotacao: 37.64 | Div.Brut/Pat.: 1.44 | ROIC: 0.1042 | Liq.2meses: 83303500.0 | P/ACL: -1.48 | Cresc.5anos: 0.1364
ListenToMarket: PT questiona constitucionalidade da privatização da Copel no STF – Áudio gerado às: 15:50:20
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na sexta-feira, 30, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a operação de capitalização da Copel (CPLE6), que permitirá sua privatização nos moldes do que foi feito na Eletrobras (ELET3).
A sigla pede que uma medida cautelar suspenda o processo de capitalização. Além disso, o partido pede que seja considerada inconstitucional, após a análise do mérito, uma série de artigos da Lei Estadual nº 21.272, de 24 de novembro de 2022, que autorizou a operação.
De acordo com o PT, a medida viola o pacto federativo “devido a interferência do Estado do Paraná em direito de Propriedade da União Federal”. O partido argumenta que há o impedimento de que qualquer acionista ou grupo de acionistas exerça votos em número superior a dez por cento da quantidade de ações. O BNDESPar, diz o partido, conta com aproximadamente 24% do capital social da Copel.
+Ibovespa Futuro abre com leve alta no último pregão do 1º semestre, repercutindo decisão do CMN e de olho em inflação dos EUA
A legenda afirma ainda que o texto fere com os princípios constitucionais da “razoabilidade, da proporcionalidade, da impessoalidade, da moralidade e da eficiência da Administração Pública” frente ao que seria uma “grave lesão causada ao patrimônio e ao interesse público no processo de desestatização” da empresa de energia paranaense.
A ADI questiona também o processo de aprovação da Lei, afirmando que houve a “violação ao devido processo legislativo e supressão do debate parlamentar” durante sua aprovação.
palavras-chave: PT questiona constitucionalidade da privatização da Copel no STF; invistaja.info;
BRASIL | mercados | invistaja.info – PT questiona constitucionalidade da privatização da Copel no STF
REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.
Veja também:
Economista chinês explica por que seu país não deve adotar grandes estímulos
Com energia limpa abundante, Brasil mira mercado de exportação de hidrogênio verde
Elon Musk diz que Twitter vai limitar leitura de publicações para evitar “manipulações”