Publicidade

Produtividade do trabalho no Brasil cresce pouco, mas fica acima da média da A. Latina

Segundo a OIT, a produtividade do no Brasil avançou 0,1% ao ano entre 2015 e 2023, ante queda média de 0,5% na região da América latina e Caribe

Informação para quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Produtividade do trabalho no Brasil cresce pouco, mas fica acima da média da A. Latina; invistaja.info;


GSHP3 | ROE: 0.0201 | P/VP: -0.03 | EV/EBITDA: 37.81 | Pat.Liq: -840571000.0 | ROIC: 0.0311 | P/Ativo: 0.017

ListenToMarket: Produtividade do trabalho no Brasil cresce pouco, mas fica acima da média da A. Latina – Áudio gerado às: 13:10:19

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Embora não tenha registra grandes avanços, a produtividade do trabalho no Brasil destoou positivamente da maioria de seus vizinhos na região da América Latina e Caribe, de acordo com relatório de relatório de tendências mundiais de emprego compartilhados nesta quarta-feira (10) pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).

Segundo o estudo, no período entre 2015 e 2023, a produtividade do trabalho no Brasil avançou 0,1% ao ano, enquanto recuou 1,7% anuais na Argentina e 0,4% no México, por exemplo. A queda média na região da América latina e Caribe foi de 0,5% ao ano no período.

Essa ligeira alta no Brasil ainda perde para a taxas observadas nos vizinhos da América do Norte, por exemplo. A OIT diz que, nos Estados Unidos, a produtividade do trabalho cresceu 1% ao ano, enquanto no Canadá avançou 0,4% anuais na mesma comparação.

+O que está acontecendo no Equador? Entenda a onda de violência e como pode comprometer a agenda de reformas

Para a OIT, o fraco crescimento da produtividade tem sido uma questão antiga e complexa na América Latina e no Caribe, com vários fatores subjacentes que podem explicar o desempenho, como regulação excessiva, fraco investimento em infraestrutura e sistemas fiscais complexos.

hotWords: média brasil produtividade cresce pouco,

Seja anunciante no invistaja.info

Particularmente preocupante, conforme relatório de perspectivas sociais e de emprego mundial, é a prevalência do setor informal, nomeadamente nos serviços e nas zonas rurais, que reduz o crescimento da produtividade global.

Esta situação é agravada pela predominância das micro e pequenas empresas, que normalmente registam um menor crescimento da produtividade. Além o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos países latino-americanos fica bem atrás do investimento na América do Norte, por exemplo.

Isso combinado com sistemas de educação e formação de menor qualidade, reprime ainda mais o crescimento da produtividade, diz a OIT. Segundo a organização, as taxas de participação na força de trabalho na América Latina e Caribe ainda não regressaram aos patamares anteriores à pandemia. Estima-se que a taxa de participação tenha sido de 62,6% em 2023, ligeiramente inferior aos 63,5% de 2019.

palavras-chave: Produtividade do trabalho no Brasil cresce pouco, mas fica acima da média da A. Latina; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Produtividade do trabalho no Brasil cresce pouco, mas fica acima da média da A. Latina

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Leia também:

Estoques de petróleo nos EUA crescem 1,3 milhão de barris na semana

Estoques no atacado nos EUA caem 0,2% em novembro ante outubro

Março será mês chave para a privatização da Sabesp

Desemprego global deve voltar a crescer em 2024, após ligeira recuperação, diz OIT

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress