Publicidade

Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, informa o IBGE

Setor acumula alta de 1,7% no ano e de 1,5% em 12 meses; varejo nacional opera 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, informa o IBGE; invistaja.info;


BEES3 | P/L: 8.27 | Cresc.5anos: 0.1213 | P/VP: 1.34 | P/EBIT: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | ROIC: 0.0

ListenToMarket: Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, informa o IBGE – Áudio gerado às: 9:21:15

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

As vendas do comércio varejista no Brasil se recuperaram da queda de 0,3% em outubro e tiveram ligeira alta de 0,1% em novembro, segundo dados compartilhados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2022, houve alta de 2,2% nas vendas, no sexto avanço consecutivo do indicador.

O consenso LSEG de analistas projetava crescimento de 0,1% nas vendas no mês e estimava avanço de 2,1% na comparação anual.

O setor acumula alta de 1,7% no ano e de 1,5% em 12 meses. O varejo nacional opera 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 1,9% abaixo do maior nível da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

+IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro, abaixo do esperado, diz FGV/Ibre

Para Cristiano Santos, gerente da pesquisa, o comércio apresenta trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. “O setor apresentou uma volatilidade muito baixa com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, no restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisou em nota.

hotWords: vendas friday, sobem auxílio novembro, black

Seja anunciante no invistaja.info

Das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%).

Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro que que, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas.

Ele explicou que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: Tecidos, vestuário e Calçados; Móveis e Eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e Outros artigos de uso pessoal e domésticos.

“A atividade que mais cresceu foi Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, seguida por móveis e eletrodomésticos. Além da Black Friday, o fator, que mais contribuiu para o desempenho de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro, ajudando às vendas dos produtos de informática”, explicou Santos.

palavras-chave: Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, informa o IBGE; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, informa o IBGE

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Saiba mais:

População da China cai pelo segundo ano seguido em 2023

IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro, abaixo do esperado, diz FGV/Ibre

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta

Bitcoin registra sinal de alta que empolga traders, mas emperra nos US$ 42 mil

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress