Publicidade

Deputado propõe mudança no Copom e defende que Haddad, Tebet e Alckmin integrem comitê

Projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, que já recebeu a proposta, e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Deputado propõe mudança no Copom e defende que Haddad, Tebet e Alckmin integrem comitê; invistaja.info;


PTNT3 | Pat.Liq: 374888000.0 | P/Cap.Giro: 2.45 | P/L: 12.89 | DY: 0.018 | Liq.Corr.: 2.11 | Cotacao: 11.77

ListenToMarket: Deputado propõe mudança no Copom e defende que Haddad, Tebet e Alckmin integrem comitê – Áudio gerado às: 16:51:23

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 45/23 regulamenta o funcionamento do Comitê de Política Monetária (Copom). O objetivo é garantir segurança jurídica às deliberações do órgão, que pertence ao Banco Central.

O Copom foi instituído por um ato administrativo e hoje é regido por uma resolução. O projeto regulamenta em lei o funcionamento do órgão.

O texto determina que cabe ao Copom estabelecer as orientações, diretrizes estratégicas e os instrumentos da política monetária; definir a taxa Selic; e divulgar o relatório de inflação abordando o regime de metas, os resultados das decisões passadas e a perspectiva da inflação no futuro.

+Microsoft relata que sofreu ataque hacker por grupo patrocinado pela Rússia

A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Em relação aos integrantes do órgão, o texto prevê que devem fazer parte do conselho o ministro da Fazenda, que o presidirá; o ministro do Planejamento e Orçamento; o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; o presidente do Banco Central do Brasil; e o secretário do Tesouro Nacional. O projeto os incorpora aos atuais integrantes do conselho.

Atualmente, o Copom é composto pelo presidente do BC e demais diretores financeiros da instituição.

Decisões do CopomPela proposta, o Copom deliberará por maioria simples de votos. O comunicado da decisão do Copom nas reuniões ordinárias e extraordinárias será divulgado imediatamente após o término da sessão e identificará o voto de cada membro.

hotWords: comitê integrem tebet deputado propõe mudança

Anuncie no invistaja.info

O PLP prevê que a ata da reunião do Copom será divulgada em até quatro dias úteis contados da data do término da reunião e nela deverão constar a decisão tomada, o registro nominal dos votos proferidos pelos seus membros e um breve resumo das discussões ocorridas durante a sessão.

O texto proíbe os integrantes do conselho, nos 7 dias anteriores às reuniões ordinárias e nas 24 horas antes das extraordinárias, de emitir declaração sobre o Copom, bem como autorizar a divulgação de pronunciamento em que tenham emitido declaração sobre assuntos do Copom.

São considerados assuntos do Copom aqueles relacionados à conjuntura da economia brasileira ou internacional, incluindo taxas de juros, câmbio e quaisquer outros, desde que possam influenciar ou ser influenciados por decisões do órgão.

O autor do projeto, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), afirma que a proposta não interfere na autonomia do Banco Central.

“Para evitar a insegurança jurídica de algo tão importante para a economia nacional, estou propondo a regulamentação do Copom em lei complementar, mantendo os termos da atual resolução administrativa que o define e convalidando todas as decisões tomadas anteriormente”, justifica o parlamentar.

TramitaçãoO projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, que já recebeu a proposta, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, irá para o Plenário da Câmara.

palavras-chave: Deputado propõe mudança no Copom e defende que Haddad, Tebet e Alckmin integrem comitê; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Deputado propõe mudança no Copom e defende que Haddad, Tebet e Alckmin integrem comitê

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Leia também:

Ouro fecha em baixa, pressionado por apetite por risco e otimismo com techs em NY

Bolsas da Europa fecham em alta, com apoio de NY e antes de decisão do BCE

Confira o calendário de resultados do 4º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira

Prates diz que prédio da Petrobras no RN será apoio de polo eólico offshore

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress