Notícias de trader para trader
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Dados econômicos da China dão sinais de melhora no primeiro bimestre do ano; invistaja.info;
EPAR3 | P/L: 4.03 | Liq.2meses: 119940.0 | Div.Brut/Pat.: 0.01 | Pat.Liq: 123860000.0 | P/ACL: 2.54 | P/Ativo: 0.899
A economia da China emitiu vários sinais de melhora durante o primeiro bimestre de 2024, de acordo com dados oficiais compartilhados nesta segunda-feira. A produção industrial, o investimentos em ativos fixos, as vendas no varejo, e o setor de serviços cresceram mais que o esperado, enquanto o desemprego urbano ficou praticamente estável em janeiro e fevereiro.
Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a produção da indústria chinesa avançou 7% no acumulado de janeiro e fevereiro em relação ao ano anterior, acima dos 5% esperados pelo consenso LSEG de analistas. Foi destacado especialmente o crescimento nos setores de manufatura de alta tecnologia e de bens de consumo.
A área de alta tecnologia registrou um aumento anual de 7,5% na produção industrial durante o bimestre, média 1,1 ponto percentual acima da observada em dezembro de 2023. Foi o terceiro mês de expansão acelerada.
+JPMorgan questiona próprio otimismo com Brasil, mas mantém ânimo após revisar tese
O setor industrial de bens de consumo viu a sua produção industrial aumentar 4,7% em termos anuais, acelerando 4,4 pontos percentuais em relação a dezembro de 2023.
Investimento
O investimento em ativos fixos da China aumentou 4,2% anualmente nos primeiros dois meses deste ano, 1,2 ponto percentual acima da taxa de crescimento anual de 2023, mostraram os dados do NBS.
O investimento totalizou 5,0847 trilhões de yuans (cerca de US$ 717 bilhões) em no bimestre, informou a agência em comunicado, segundo a Xinhua.
Varejo
As vendas no varejo de bens de consumo da China, um importante indicador da força do consumo do país, aumentaram 5,5% anualmente nos primeiros dois meses de 2024. Para este dado, as projeções dos analistas eram mais conservadoras, mostrando uma expansão de 5,2%.
O crescimento foi comparado com um aumento de 3,5% registado durante o período de janeiro a fevereiro de 2023.
hotWords: econômicos dados primeiro bimestre
Publique seu negócio no invistaja.info
As vendas no varejo online aumentaram 15,3% ano a ano, com as vendas digitais de bens físicos expandindo 14,4% e representando 22,4% do total das vendas varejistas do segmento.
Serviços
O setor de serviços da China registrou um crescimento mais rápido nos primeiros dois meses de 2024, com um índice oficial de produção subindo 5,8% em termos anuais. Foi uma aceleração ante a taxa de crescimento de 5,5% observada no mesmo período de 2023.
“O setor de serviços mostrou um impulso de crescimento sólido com números robustos de hospedagem, alimentação e transporte”, disse o porta-voz do NBS, Liu Aihua, em entrevista coletiva.
O aquecimento do mercado consumidor e o crescimento do consumo nas férias contribuíram para serviços vibrantes, disse Liu, citando o aumento das receitas de catering, da bilheteira nos cinemas e dos gastos com turismo durante o feriado do Festival da Primavera, em fevereiro.
Desemprego
A taxa média de desemprego urbano na China ficou em 5,3% nos primeiros dois meses de 2024, 0,3 ponto percentual abaixo da observada no mesmo período do ano passado.
No mês passado, a taxa de desemprego urbano pesquisada nas 31 principais cidades chinesas situou-se em 5,1%, uma queda anual de 0,6 pontos percentuais.
Em 2024, a China pretende criar mais de 12 milhões de empregos nas áreas urbanas e manter a taxa de desemprego urbano em cerca de 5,5%.
palavras-chave: Dados econômicos da China dão sinais de melhora no primeiro bimestre do ano; invistaja.info;
CURITIBA | economia | invistaja.info – Dados econômicos da China dão sinais de melhora no primeiro bimestre do ano
REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros
Saiba mais:
Cogna, Braskem e mais dezenas de empresas divulgam balanços na semana; veja agenda
Oncoclínicas fará emissão de debêntures, Mitre aprova dividendo e Vivara tem novo CEO
Vendas de novas moradias na China sofrem tombo anual de 32,7% no 1º bimestre
Bolsas mundiais iniciam semana em alta sob expectativas de decisões de juros