Publicidade

PIB nacional do 2º trimestre deve sofrer impacto das enchentes no Rio Grande do Sul

Esforços para a recuperação, porém, podem gerar uma “compensação parcial” no PIB do 3º trimestre

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: PIB nacional do 2º trimestre deve sofrer impacto das enchentes no Rio Grande do Sul; invistaja.info;


BICB3 | P/VP: 2.14 | EV/EBITDA: 0.0 | ROE: -0.91 | Pat.Liq: 944626000.0 | Liq.Corr.: 0.0 | P/L: -2.35

ListenToMarket: PIB nacional do 2º trimestre deve sofrer impacto das enchentes no Rio Grande do Sul – Áudio gerado às: 9:50:40

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O impacto negativo das enchentes no Rio Grande do Sul sobre a atividade econômica deve aparecer principalmente nos dados do segundo trimestre. Os esforços para a recuperação, porém, podem gerar uma “compensação parcial” no PIB do trimestre seguinte, avaliam economistas consultados pelo Projeções Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

Diante dessa premissa, o Santander Brasil reduziu a projeção para o PIB do segundo trimestre, de crescimento de 0,3% para 0,1%, e aumentou a estimativa para o do terceiro trimestre, de 0,5% para 0,6%. O economista Gabriel Couto afirma que, se o impacto negativo for maior, a recuperação tende também a aumentar.

Couto pondera que a duração do efeito deve variar entre os setores. “Há aqueles em que tende a ser mais rápido, como alguns segmentos dentro de serviços”, exemplifica. “O impacto mais duradouro que vemos é sobre a indústria. A perda de capacidade produtiva e a destruição do capital fixo podem comprometer o setor por um pouco mais de tempo no Estado.”

+Dólar mais forte e juros elevados fazem pressão e petróleo fecha em queda

Enchentes no RS devem mexer no PIB nacional

O banco recentemente elevou a projeção para o PIB de 2024, de crescimento de 1,8% para 2,0%. O aumento foi motivado pelas consequências do cenário mais aquecido do mercado de trabalho, mas foi parcialmente compensado pelo efeito de baixa estimado com as consequências da situação no Rio Grande do Sul.

hotWords: trimestre sofrer grande impacto

Publique seu negócio no invistaja.info

A XP também reduziu a estimativa para o PIB do segundo trimestre, de alta de 0,5% para 0,1%. “Vemos a indústria e os serviços do Estado como os setores mais impactados, mas é claro que o agro tende a sofrer também”, disse o economista Rodolfo Margato.

Ele salienta que o efeito de baixa sobre a atividade econômica deve ser concentrado no segundo trimestre, com compensação parcial esperada para a segunda metade do ano, principalmente no terceiro trimestre.

A XP mantém, por enquanto, projeção de crescimento de 2,2% para o PIB de 2024, mas adicionou viés de baixa à estimativa. Margato calcula que o impacto líquido negativo da situação no Rio Grande do Sul pode ficar entre 0,2 ponto porcentual e 0,3 ponto do PIB.

O Banco MUFG Brasil, por sua vez, ainda não revisou a projeção para o PIB do segundo trimestre, mas seu economista-chefe, Carlos Pedroso, considera que a tendência é diminuir a estimativa de crescimento de 0,6%. Ele corrobora a expectativa de que parte desse impacto negativo deve ser compensado no trimestre seguinte, com investimentos e esforços para reconstrução do Estado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – PIB nacional do 2º trimestre deve sofrer impacto das enchentes no Rio Grande do Sul

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Notícias relacionadas:

Contrato bilionário com Petrobras (PETR4) impulsiona ações de estaleiro asiático

Europa tem fraco crescimento econômico e alívio em preço, avalia Capital Economics

Quais ações se destacam entre as altas do Ibovespa em 2024?

No fogo alto: BRF, Marfrig e JBS aquecem investidores em tempos gelados para Bolsa

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade