Publicidade

Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição

De acordo com a entidade, que promove uma greve contra a venda da estatal, a MP fere dez artigos da Constituição Federal

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição; invistaja.info;


GFSA3 | Cotacao: 4.87 | P/Ativo: 0.338 | ROE: -0.0242 | Pat.Liq: 1575410000.0 | DY: 0.0 | Cresc.5anos: 0.024

ListenToMarket: Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição – Áudio gerado às: 11:20:30

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Associação de Empregados da Eletrobras (Aeel) protocolou na terça-feira, 15, denúncia sobre a inconstitucionalidade da Medida Provisória 1031/2021, que trata da capitalização da Eletrobras (ELET3;ELET6), no Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com a entidade, que promove uma greve contra a venda da estatal, a MP fere dez artigos da Constituição Federal.

O documento lembra que a inconstitucionalidade já foi confirmada pela consultoria do Senado Federal na última segunda-feira, citando reportagem do jornal O Estado de S. Paulo e do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) sobre o tema.

A denúncia será centralizada no ministro de Minas e Energia, Bento Albiquerque, e no ministro da Economia, Paulo Guedes, que foram responsáveis pela entrega pessoal da MP a Câmara dos Deputados, informou a Aeel.

+Relator diz que apresentará parecer da MP da Eletrobras na quarta-feira, 16

Em 28 páginas, a Aeel explica ao TCU cada artigo da Constituição que estaria sendo afrontado, e questiona a falta de transparência do processo.

“Seria a primeira vez que um país vende empresas com até 70 anos de bons serviços prestados ao Brasil, sem ter ao menos, a avaliação do valor dos bens, a avaliação do impacto tarifário e amplo debate do Parlamento junto a sociedade”, afirma no documento.

Entre outros artigos, a Aeel acusa a MP de ir contra a soberania e cidadania (art 1o); contra o princípio da criação de uma sociedade justa e garantia de desenvolvimento (art 3o); afrontar o Interesse Nacional, investimentos de capital estrangeiro, reinvestimento e regulação a remessa de lucros (Art 172º) e afrontar a segurança nacional (art 173º).

hotWords: contra aeel constituição venda protocola

Anuncie no invistaja.info

“A Eletrobras é substancialmente mais relevante para o País gerando e transmitindo energia para as atuais e futuras gerações do que sendo utilizado para redução inexpressiva da dívida pública e exacerbação de conchavos entre uma parcela da classe política, ministros com ligações umbilicais com o sistema financeiro e bilionários locais e estrangeiros”, acusa a Aeel.

Greve

No segundo dia de greve de 72 horas dos empregados da Eletrobras, a Aeel informou que teve adesão de 80% dos trabalhadores e a operação despachou somente serviços públicos de caráter extremamente urgente. Os empregados que estão em home office foram orientados a não interagir com a empresa e os lotados em departamentos operacionais passaram a fazer turnos de 24 horas. “A greve continua hoje, caso a MP seja retirada da pauta iremos fazer assembleia amanhã para reavaliar o movimento”, disse o diretor da Aeel, Emanuel Mendes.

De acordo com a pauta do Senado Federal, a votação da MP 1031/21 está prevista para esta quarta-feira. O prazo máximo para sua aprovação é 22 de junho. A inclusão de emendas alheias à capitalização da Eletrobras, como obrigação de aquisição de usinas térmicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), e até mesmo o esperado fundo de estabilização do preços dos combustíveis, trouxeram mais incerteza ao processo que se arrasta há anos, e ainda não é possível prever se a matéria será aprovada.

Analista oferece curso gratuito de como gerar renda extra na Bolsa. Inscreva-se no Desafio dos 5%.

palavras-chave: Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição; invistaja.info;

CURITIBA | mercados | invistaja.info – Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Veja também:

Governo segura MP sobre racionamento até votação da privatização da Eletrobras, diz líder do governo na Câmara

Ações de Vale e siderúrgicas caem com minério e medidas da China; Eletrobras tem volatilidade antes de votação de MP e B3 avança

China intensifica medidas para conter a alta das commodities

Ibovespa opera entre perdas e ganhos com investidores à espera de decisões de juros; dólar fica estável

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade