Publicidade

Dívidas: 5 mitos e verdades para tomar melhores decisões financeiras

Endividamento das famílias brasileiras cresce entre os meses de junho e julho; saiba como se livrar das dívidas

Mitos e Verdades sobre dívidas

Créditos: Liubomyr  Vorona/iStock

Entre os meses de junho e julho de 2024, o percentual de famílias endividadas no país subiu de 56,4% para 57,1%, conforme os dados da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Cercada pela falta de informação correta em conversas informais, essa lacuna gera o crescimento de narrativas que podem prejudicar ainda mais quem tem em vista sair do vermelho ou tomar melhores decisões financeiras. Por isso, confira cinco mitos e verdades sobre as dívidas. 

É possível transferir dívidas de um banco para outro? 

Verdade! A portabilidade de crédito, regulada pelo Banco Central, permite transferir débitos para uma instituição que ofereça taxas de juros mais baixas, por meio de um processo em que uma pessoa ou empresa passa a dívida para um novo credor. É como trocar de operadora de celular e manter o mesmo número: leva a dívida para outro lugar, mas as condições podem melhorar bastante. 

Depois de cinco anos, não preciso mais pagar?

Regularizar o nome sem pagar a dívida é um mito. A principal e, geralmente, única forma de limpar o CPF é através de negociação e pagamento dos débitos em atraso. Após cinco anos, a cobrança judicial é suspensa e perde o efeito, no entanto, a dívida permanece nos sistemas da empresa credora e pode ser cobrada. Isso significa que pode não estar mais nos órgãos de proteção de crédito, mas a dívida não deixa de existir. 

Posso fazer um documento para formalizar dívidas sem precisar de um juiz?

Verdade! A nota promissória parcelada é um título de pagamento que divide uma dívida em várias prestações, formalizando o compromisso do devedor em quitar o valor total ao credor. Ela funciona como um contrato privado entre as partes e dispensa reconhecimento em cartório com validade jurídica, desde que preenchida corretamente. O credor emite uma nota promissória para cada parcela, especificando valor, data de vencimento e demais informações relevantes.  

É melhor pagar uma dívida grande do que várias pequenas? 

Com apenas uma dívida, há menos contas para acompanhar e se preocupar, portanto, é verdade. Isso facilita o planejamento financeiro e reduz o risco de cometer erros. Ao concentrar os pagamentos em uma única dívida, é possível quitá-la mais rápido, o que significa pagar menos juros ao longo do tempo. Isso é especialmente importante para dívidas com altas taxas de juros, como cartões de crédito.

A dívida pode ser negativada com um dia de atraso? 

Mito! Um dia de atraso não é suficiente para negativar uma dívida. Antes que isso aconteça, são no mínimo 10 dias para negociar o débito antes da negativação ser efetivada, e esse prazo estará presente no comunicado enviado pelo credor. Regularizar as pendências o quanto antes é essencial para evitar restrições no CPF do titular e manter bom histórico de crédito.

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress