Publicidade

Autonomia orçamentária e financeira do Banco Central volta à pauta da CCJ do Senado

Em linhas gerais, a PEC 65/2023 transformaria o BC, uma autarquia federal com orçamento vinculado à União, em empresa pública com total autonomia financeira e orçamentária, sob supervisão do Congresso Nacional

Informação para traders e investidores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Autonomia orçamentária e financeira do Banco Central volta à pauta da CCJ do Senado; invistaja.info;


LIGT3 | EV/EBIT: 7.3 | EV/EBITDA: 4.63 | Div.Brut/Pat.: 4.03 | P/Cap.Giro: -0.16 | DY: 0.0 | Liq.Corr.: 0.37

ListenToMarket: Autonomia orçamentária e financeira do Banco Central volta à pauta da CCJ do Senado – Áudio gerado às: 16:40:12

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem reunião marcada para quarta-feira (14), às 10 horas, com 10 itens em pauta. Um deles é a Proposta de Emenda à Constituição que concede autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (BC) e o transforma em empresa pública (PEC 65/2023).

A matéria, que tem o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) como primeiro signatário, já esteve na pauta da CCJ. Sua votação, no entanto, foi adiada a pedido do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), para buscar um consenso sobre o texto da PEC.

Foram apresentadas 10 emendas à PEC e o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um voto em separado, contrário ao relatório do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

+Minidólar (WDOU24) pode seguir em baixa se romper os 5.504 pontos

Em linhas gerais, a PEC transformaria o BC, uma autarquia federal com orçamento vinculado à União, em empresa pública com total autonomia financeira e orçamentária, sob supervisão do Congresso Nacional. O BC teria plena liberdade para definir, por exemplo, os planos de carreira e salários de seus funcionários, contratações e reajustes.

hotWords: financeira pauta autonomia senado volta

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

O financiamento das atividades da instituição seria feito a partir de receitas da chamada “senhoriagem”, entendida como “o custo de oportunidade do setor privado em deter moeda comparativamente a outros ativos que rendem juros” – nos moldes do que ocorre em bancos centrais de países como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Noruega e Austrália.

Vanderlan diz ser imprescindível a previsão constitucional da autonomia orçamentária e financeira do BC, “visando essencialmente ao melhor exercício de suas atribuições como autoridade monetária e supervisora do Sistema Financeiro Nacional”. Segundo o senador, essa autonomia “deve contar com o melhor fundamento constitucional de forma a oferecer segurança jurídica adequada para a sua efetiva implementação e regulamentação por lei específica”.

O senador Plínio Valério é favorável à PEC, na forma de um substitutivo. O relator argumenta que a previsão constitucional da autonomia orçamentária e financeira do Banco Central trará segurança jurídica às questões relacionadas ao órgão. Plínio acatou cinco emendas na íntegra e outras três de forma parcial. Se aprovada na CCJ, a PEC será remetida ao plenário.

(Com Agência Senado)

MARINGÁ | economia | invistaja.info – Autonomia orçamentária e financeira do Banco Central volta à pauta da CCJ do Senado

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Saiba mais:

Copom não deu direcionamento, mas alta da Selic está na mesa, diz Galípolo

Preços do café disparam após geadas no Brasil; preocupação com frio permanece

Plataformas eleitorais nos EUA põem em dúvida volta dos juros do Fed, diz Campos Neto

Bolsas da Europa fecham sem sintonia; Londres sobe com BT Group

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress