Publicidade

Ibama deve responder Petrobras sobre perfuração na Foz do Amazonas neste ano

“Ainda este ano sai um posicionamento… É bastante razoável que saia a análise ainda este ano, até pela expectativa que se gerou (sobre a Foz do Amazonas)”, afirmou a diretora de Licenciamento Ambiental do órgão, Cláudia Barros

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ibama deve responder Petrobras sobre perfuração na Foz do Amazonas neste ano; invistaja.info;


LPSB3 | Cresc.5anos: 0.0278 | P/Ativo: 0.684 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | ROE: 0.1098 | P/L: 11.0 | Cotacao: 1.82

ListenToMarket: Ibama deve responder Petrobras sobre perfuração na Foz do Amazonas neste ano – Áudio gerado às: 13:30:17

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

RIO DE JANEIRO (invistaja.info) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá decidir até o fim deste ano sobre o pedido de reconsideração feito pela Petrobras (PETR4) para perfurar a Bacia da Foz do Rio Amazonas, afirmou nesta terça-feira a diretora de Licenciamento Ambiental do órgão, Cláudia Barros.

“Ainda este ano sai um posicionamento… É bastante razoável que saia a análise ainda este ano, até pela expectativa que se gerou (sobre a Foz do Amazonas)”, afirmou ela a jornalistas, durante evento da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O pedido de reconsideração foi feito pela Petrobras no ano passado, após o Ibama ter negado em maio de 2023 solicitação para a empresa perfurar a região que tem grande potencial para exploração de petróleo, mas também enormes desafios socioambientais.

+Fluxo gringo dá fôlego para Bolsa, mas até quando? Especialistas respondem

A diretora pontuou ainda que uma greve no Ibama, encerrada na semana passada, afetou a análise sobre a demanda da Petrobras na Foz do Amazonas.

Segundo ela, a avaliação já estaria concluída se não fosse a mobilização dos servidores.

Barros acrescentou que, neste momento, os técnicos do Ibama estão avaliando informações repassadas pela Petrobras sobre o impacto de uma campanha exploratória da estatal sobre a fauna da região.

A diretora do Ibama lembrou que, se o pedido for novamente negado, a Petrobras pode apresentar uma nova demanda ao órgão ambiental.

hotWords: responder amazonas perfuração ibama sobre

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

A Petrobras tem apoio da indústria e de parte do governo para avançar com a exploração na região. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem defendido o direito de o país conhecer as reservas na região.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que tomou posse em maio passado, também é defensora da exploração da área situada na Margem Equatorial brasileira, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá.

Um reunião para tratar do tema entre Chambriard, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já foi realizada, segundo fontes conhecimento das tratativas.

Uma região na Guiana, com geologia similar à da Foz do Amazonas, já está sendo explorada com sucesso por petroleiras internacionais. Isso tem sido usado como argumento pelos defensores da exploração na costa norte do país.

A prolongada greve dos trabalhadores do Ibama continua impactando a produção de petróleo do Brasil, e a situação deve se normalizar em duas semanas, disse o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Roberto Ardenghy, na semana passada.

Segundo ele, a perda de produção estava em 120 mil barris por dia (bpd), ante 200 mil bpd calculados anteriormente.

palavras-chave: Ibama deve responder Petrobras sobre perfuração na Foz do Amazonas neste ano; invistaja.info;

LONDRINA | mercados | invistaja.info – Ibama deve responder Petrobras sobre perfuração na Foz do Amazonas neste ano

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Leia também:

Fluxo gringo dá fôlego para Bolsa, mas até quando? Especialistas respondem

Campos Neto afirma que cenário externo melhorou e diz crer em ‘pouso suave’ nos EUA

Ibovespa faz ajuste após fechamento recorde com NY e de olho em commodities

Haddad: “Não há razão para o Brasil não crescer igual ou acima da média mundial”

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress