Conteúdo de quem vive de mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Eleição pode elevar protecionismo dos EUA, afetando China, México e Canadá, diz Fitch; invistaja.info;
CAMB4 | P/ACL: 3.51 | PSR: 0.586 | P/VP: 0.97 | P/L: 3.48 | Liq.Corr.: 2.37 | Mrg.Liq.: 0.1684
ListenToMarket: Eleição pode elevar protecionismo dos EUA, afetando China, México e Canadá, diz Fitch – Áudio gerado às: 14:30:18
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A agência de avaliação de risco de crédito Fitch Ratings prevê que o resultado das eleições de novembro nos EUA pode trazer novo aumento no protecionismo comercial americano. E o México, China e Canadá, que respondem por mais de 40% das importações americanas, seriam os países mais vulneráveis a aumentos generalizados nas medidas protecionistas.
Em relatório divulgado nesta quarta-feira (28), a Fitch observou que, em termos de participação nas exportações, México e Canadá se destacam, já que os EUA respondem por cerca de quatro quintos de todas as exportações de bens desses países. Em termos de proporção ante o tamanho da economia, as exportações para os EUA respondem por mais de 20% do Produto Interno Bruto do México, Canadá e Vietnã.
A proporção das exportações de bens para os EUA em relação ao PIB da China é muito menor, de 3%. O déficit comercial americano com a China diminuiu desde o pico registrado em 2018, pontuou a agência. Mesmo assim, os setores de máquinas e equipamentos elétricos chineses aparecem como vulneráveis a medidas, já que respondem por quase metade das importações dos EUA, com os computadores e telefones representando cerca de um quinto.
+Governo da Argentina anuncia redução da tarifa de importação de mercadorias
A mistura de importações do Canadá reflete o papel importante da energia, uma vez que o petróleo bruto responde por um quinto da pauta de bens exportados, enquanto carros e peças compreendem 11%. Em relação ao México, as exportações de produtos elétricos e veículos respondem por mais de 60%.
Já as importações dos EUA de bens produzidos da União Europeia (UE) têm uma gama mais variada, com máquinas respondendo por 22% das importações, enquanto produtos farmacêuticos cobrem quase um quinto e veículos cerca de 13%.
palavras-chave: Eleição pode elevar protecionismo dos EUA, afetando China, México e Canadá, diz Fitch; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Eleição pode elevar protecionismo dos EUA, afetando China, México e Canadá, diz Fitch
REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros
Leia também:
Bolsas da Europa fecham sem sintonia à espera de Nvidia; commodities pesam em Londres
Netflix lançará série sobre NBA com LeBron, Tatum e mais estrelas do basquete
Obras para concluir usina Angra 3 poderão ter “pool” de financiamento
Vitru (VTRU3): dados e recompra animam ação em 1º balanço após empresa migrar para B3
Entre em contato para anunciar no invistaja.info