Publicidade

Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

Campos Neto afirmou ainda que 86% dos bancos centrais do mundo possuem interesse no tema

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto; invistaja.info;


PDGR3 | P/Cap.Giro: -0.17 | P/Ativo: 0.232 | Pat.Liq: -5538610000.0 | Cotacao: 6.85 | Mrg.Ebit: -0.1261 | Cresc.5anos: -0.0374

ListenToMarket: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto – Áudio gerado às: 7:0:32

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu nesta quarta-feira que a moeda digital brasileira, em fase de estudo pelo BC, é uma nova forma de representação da moeda já emitida pela autoridade monetária – ou seja, o real. Segundo ele, ela não se confunde com os criptoativos, como o bitcoin, que não têm característica de moeda, mas sim de ativos.

Estas avaliações constam de apresentação feita por Campos Neto em reunião por videoconferência com o Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na tarde desta quarta. O encontro foi fechado, mas o BC publicou em sua página na internet a apresentação.

Nela, Campos Neto pontuou ainda que o BC brasileiro acompanha o tema das CBDCs – Central Bank Digital Currency, ou Moedas Digitais Emitidas por Bancos Centrais – há alguns anos. Um grupo de trabalho foi criado no BC em 2020 para tratar da questão.

+Ministro Bento Albuquerque volta a negar risco de racionamento de energia em audiência na Câmara

Campos Neto afirmou ainda, conforme a apresentação, que 86% dos bancos centrais do mundo possuem interesse no tema. Seis países já realizaram ou estão realizando pilotos de CBDCs e quatro estão envolvidos com “provas de conceito”. “Ao menos outros 42 estão em estágio exploratório ou de pesquisa”, registrou a apresentação. O Brasil está neste último grupo.

Ao citar os criptoativos, Campos Neto afirmou ainda que a opinião do BC sobre eles continua a mesma. “Esses são ativos arriscados, não regulados pelo BC, e devem ser tratados com cautela pelo público”, disse.

hotWords: digital emitida, moeda representação forma

Publique seu negócio no invistaja.info

Futuro

A moeda digital é mais um dos projetos do BC na área de tecnologia, com foco no mercado financeiro do futuro. Atualmente, existem no mundo moedas com lastro em algum ativo, as chamadas stablecoins, e as moedas sem lastro, que são as criptomoedas, como o bitcoin. A moeda digital em estudo pelo BC é uma divisa com lastro na própria moeda, ou seja, no real.

Em tese, a moeda poderá ser aceita em quaisquer transações de pagamento, como o real convencional. Assim, o brasileiro poderá usar a divisa para pagar por produtos no comércio ou por serviços, por exemplo. A intenção do BC é que a moeda digital seja um complemento ao real convencional.

O BC já publicou as diretrizes mais gerais para a moeda digital. Com base nisso, o órgão vai promover discussões com a sociedade, por meio de seminários, para aperfeiçoar a proposta. A expectativa é de que em dois ou três anos a moeda digital possa ser lançada.

Invista nos fundos de criptomoedas mais acessíveis do mercado: abra uma conta gratuita na XP!

palavras-chave: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Veja também:

Bolsonaro pede investigação à Polícia Federal de falas de deputado e servidor sobre compra da Covaxin

Ação da Marcopolo salta 7,7% após manter liderança no programa Caminho da Escola, mas analistas seguem cautelosos

Ibovespa fecha em leve queda com dia mais fraco em Wall Street e reflexos da ata do Copom

Fluxo cambial total no ano até 18 de junho é positivo em US$ 13,207 bi, diz BC

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade