Publicidade

Nobel de Economia vai para trio que estudou diferenças na prosperidade das nações

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson fizeram estudos que demonstraram a importância das instituições sociais para a prosperidade dos países

Investindo como profissionais

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Nobel de Economia vai para trio que estudou diferenças na prosperidade das nações; invistaja.info;


CORR4 | P/VP: 0.41 | EV/EBITDA: 2.91 | Mrg.Ebit: -10.5766 | P/ACL: 2.84 | DY: 0.0 | ROIC: -0.8544

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano. Os nomes dos vencedores foram anunciados nesta segunda-feira (14) pela Academia Real de Ciências da Suécia em Estocolmo, na Suécia.

O turco-americano Acemoglu e o norte-americano Johnson são do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, enquanto o americano Robinson atua da Universidade de Chicago.

Os três ganharam o prêmio por “estudos sobre como instituições são formadas e afetam a prosperidade das nações”, segundo explicou a organização do prêmio na cerimônia de apresentação dos vencedores.

+China sinaliza mais estímulos fiscais, mas omite detalhes-chave sobre tamanho

Os três economistas “demonstraram a importância das instituições sociais para a prosperidade de um país”, disse o comitê. “Sociedades com um estado de direito deficiente e instituições que exploram a população não geram crescimento ou mudanças para melhor. A pesquisa dos laureados nos ajuda a entender o porquê”, acrescentou.

“Reduzir as grandes diferenças de renda entre os países é um dos maiores desafios do nosso tempo. Os laureados demonstraram a importância das instituições sociais para alcançar esse objetivo”, disse Jakob Svensson, Presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas.

hotWords: diferenças trio economia para prosperidade

Seja anunciante no invistaja.info

Ele disse que suas pesquisas proporcionaram “uma compreensão muito mais profunda das causas fundamentais do fracasso ou do sucesso dos países”.

O Sveriges Riksbank (Banco Central da Suécia) criou o Nobel de Economia em 1969 como uma homenagem a Alfred Nobel, o empresário e químico sueco do século XIX que inventou a dinamite e criou os cinco Prêmios Nobel originais (medicina, física, química, literatura e paz).

Os primeiros vencedores do Nobel de Economia foram Ragnar Frisch e Jan Tinbergen, em 1969. No ano passado, a professora da Universidade de Harvard Claudia Goldin foi homenageada por sua pesquisa que ajuda a explicar por que as mulheres ao redor do mundo são menos propensas a trabalhar do que os homens e por que ganham menos. Ela foi apenas a terceira mulher entre os 93 primeiros laureados em economia.

O prêmio de economia tecnicamente não é um Prêmio Nobel, já que não estava previsto no seu testamento. No entanto, o prêmio sempre é apresentado junto com os prêmios Nobel em 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel, em 1896.

palavras-chave: Nobel de Economia vai para trio que estudou diferenças na prosperidade das nações; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Nobel de Economia vai para trio que estudou diferenças na prosperidade das nações

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Notícias relacionadas:

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta segunda

Exportações da China crescem 2,4% em setembro, menos que o esperado

Prévia do PIB, Focus, Galípolo, China e mais destaques do mercado nesta 2ª

Milhares protestam na Espanha: “moradia é um direito, não um negócio”

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade