Notícias de trader para trader
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: CBA (CBAV3) promete melhora operacional e menos volatilidade após investimentos; invistaja.info;
MNPR4 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | Cresc.5anos: 0.1032 | P/Ativo: 0.099 | Liq.Corr.: 0.33 | Cotacao: 4.63 | P/L: 80.37
ListenToMarket: CBA (CBAV3) promete melhora operacional e menos volatilidade após investimentos – Áudio gerado às: 15:10:19
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
SÃO PAULO (MarketMsg) – A Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) projetou nesta quarta-feira ganho de mais de 800 milhões de reais em lucro operacional (Ebitda) por ano após a conclusão de investimentos de 2,3 bilhões em uma série de projetos focados a dar mais competitividade ao grupo controlado pela Votorantim.
Além dos ganhos de competitividade, a companhia também espera como componente estrutural de sua recuperação o fim de um contrato de fornecimento de energia “caro”, indexado por IGPM, em 2028, afirmaram executivos em apresentação a analistas e investidores.
“O que esperamos para o futuro é uma CBA mais competitiva… teremos expansão no Ebitda em 2029 que será natural por causa do vencimento do contrato e ainda mais melhorias” geradas pelos investimentos, disse o presidente-executivo da CBA, Luciano Alves.
+IEA prevê “era da eletricidade” após pico iminente dos combustíveis fósseis
Segundo a diretora financeira, Camila Abel, entre os investimentos, estão 1,9 bilhão de reais em andamento que devem aumentar produtividade de refinaria, ampliar a capacidade instalada e reduzir o consumo de energia da companhia, e devem ser concluídos até 2029, mas que eventualmente poderão até ser acelerados a depender das condições do mercado de alumínio.
A executiva afirmou que a CBA deve observar até o final deste ano uma “desalavancagem ainda significativa”, apoiada em parte pela desvalorização do real ante o dólar, que ajuda os negócios da companhia.
A empresa encerrou junho com uma alavancagem de 5,66 vezes dívida líquida sobre Ebitda, ante nível de 7,7 vezes no final do ano passado.
hotWords: (cbav3) promete volatilidade operacional melhora
“O objetivo é rodar próximo de 1 vez, 1,5 vez”, disse Abel, sem prever quando este nível poderá ser atingido e lembrando que a política da CBA é uma alavancagem de até duas vezes.
“O ano de 2023 foi atípico porque teve questão de mercado e questão operacional”, disse o presidente da CBA, se referindo a um recuo nos preços do alumínio nos mercados internacionais em meio a um aumento de custos dos insumos. “Não é o que esperamos para o futuro”, comentou o executivo.
Parte desse otimismo é derivado da previsão de investimento de 310 milhões de reais da companhia em projetos de reciclagem que serão progressivos até 2029 e servirão para ajudar o grupo a reduzir sua exposição à volatilidade elevada dos preços do alumínio, afirmaram os executivos.
“Vamos ter um negócio mais resistente à volatilidade (do preço) da commodity (alumínio)”, acrescentou.
Questionado sobre o projeto de bauxita, “Rondon”, no Pará, anunciado em 2021, com previsão de investimentos de 2 bilhões de reais, Alves afirmou que a CBA segue buscando parceiros para seu desenvolvimento. “Está em fase de pré-viabilidade… É um projeto de três a cinco anos para ser desenvolvido”, disse o executivo.
palavras-chave: CBA (CBAV3) promete melhora operacional e menos volatilidade após investimentos; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – CBA (CBAV3) promete melhora operacional e menos volatilidade após investimentos
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Saiba mais:
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$ 2,550 bi em outubro até o dia 11, diz BC
Ações de tecnologia e luxo na Europa caem com balanços decepcionantes de ASML e LVMH
Contenção de gastos após segundo turno das eleições pode animar mercado?
“Era da eletricidade” virá após pico iminente dos combustíveis fósseis, diz IEA
Entre em contato para anunciar no invistaja.info