Conteúdos sobre investimentos
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Natura e Mercado Livre: como acordo estratégico pode beneficiar as duas companhias; invistaja.info;
EZTC3 | EV/EBIT: 23.44 | Liq.2meses: 23909000.0 | P/VP: 0.66 | P/EBIT: 22.57 | Liq.Corr.: 10.27 | Cotacao: 14.33
ListenToMarket: Natura e Mercado Livre: como acordo estratégico pode beneficiar as duas companhias – Áudio gerado às: 16:50:21
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A Natura (NTCO3) firmou acordo estratégico com o Mercado Livre (BDR: MELI34) para negociar a partir desta semana seus produtos no marketplace da plataforma no Brasil, um movimento positivo para ambas empresas, na avaliação do Itaú BBA.
De acordo com o BBA, o movimento reflete o impulso estratégico da Natura para diversificar os canais de vendas, com mais de 90% das receitas ainda provenientes de vendas diretas de consultoras.
Em termos de comparação, O Boticário (principal concorrente) atualmente se beneficia de uma presença mais ampla em lojas físicas e de uma forte plataforma de e-commerce (Beleza na Web).
+Wall Street fecha em baixa com queda de ações de chips e petróleo
Segundo o BBA, a parceria dá à Natura acesso a um público mais amplo e também pode oferecer um caminho mais lucrativo. Para o Mercado Livre, na avaliação do BBA, marca o crescimento em uma categoria de alta margem como Beleza, em que produtos de pequeno porte e alto valor agregado ajudam a diluir os custos de logística.
De acordo com o relatório, o Mercado Livre provavelmente oferece um canal de margem mais alta em comparação com as vendas de consultores.
Nesse sentido, o banco projeta que Natura dá aos consultores um desconto de 15 a 40% sobre os preços sugeridos, além de incorrer em 4,5% em custos de logística e 2,3% em despesas com dívidas incobráveis (% das receitas geradas pelos consultores).
hotWords: acordo natura estratégico pode companhias duas
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Já o take rate (índice das taxas cobradas sobre os vendedores em marketplaces) estimado de 23% do Mercado Livre no Brasil parece menor do que esses custos combinados, pois inclui serviços de logística (com os produtos da Natura sendo armazenados nos centros de distribuição do Mercado Livre — os produtos de distribuição vendem 7 vezes mais do que os padrões), ao mesmo tempo em que elimina os riscos de inadimplência do vendedor.
Para analistas, o segmento de beleza é um importante impulsionador de crescimento para o Mercado, representando 7% do seu volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) no Brasil.
Embora a participação do Mercado Livre em Beleza seja sub-representada em algumas subcategorias, ela está expandindo o sortimento de produtos e garantindo parcerias com grandes marcas como O Boticário, Eudora e L’Oréal.
Como visto em vestuário, conforme BBA, entregar UX (experiência do usuário) perfeita é essencial para aumentar as taxas de conversão. “Recursos baseados em IA, como “prova” virtual e vídeos curtos do MELI Clips aumentaram as taxas de conversão e o crescimento do GMV”, comenta o banco.
Cerca de 90% das vendas de beleza são impulsionadas por vendedores marketplace (3P), como a Natura, com a mudança do offline para o online como o principal combustível de expansão.
Segundo o BBA, o GMV da categoria de perfumaria cresceu mais de 80% na base anual no 2T24, enquanto cuidados com a pele e cabelos tiveram um crescimento de 35%. Usuários mensais no segmento de Beleza atingiram 18 milhões (de um total de 56 milhões de compradores no 2T24).
palavras-chave: Natura e Mercado Livre: como acordo estratégico pode beneficiar as duas companhias; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Natura e Mercado Livre: como acordo estratégico pode beneficiar as duas companhias
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Tópicos mais acessados:
CBA (CBAV3) promete melhora operacional e menos volatilidade após investimentos
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$ 2,550 bi em outubro até o dia 11, diz BC
Ações de tecnologia e luxo na Europa caem com balanços decepcionantes de ASML e LVMH
Contenção de gastos após segundo turno das eleições pode animar mercado?
Seja anunciante no invistaja.info