Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Haddad: “Arcabouço fiscal tem de ter vida longa, não pode ser como o teto de gastos”; invistaja.info;
ITEC3 | P/EBIT: -26.0 | Cotacao: 40.1 | Pat.Liq: 20143000.0 | P/VP: 22.04 | P/Cap.Giro: 25.42 | P/L: -35.12
ListenToMarket: Haddad: “Arcabouço fiscal tem de ter vida longa, não pode ser como o teto de gastos” – Áudio gerado às: 17:41:3
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse, nesta quarta-feira (16), que o governo quer garantir que o arcabouço fiscal tenha “vida longa”.
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Palácio do Planalto, Haddad comentou o conjunto de medidas de corte de gastos que deve ser apresentado pela equipe econômica para alcançar as metas de resultado primário.
“Quando [a economia] cresce, você tem espaço para que a despesa cresça um pouco menos, mas também acompanhe o desenvolvimento do país, mas num padrão e ritmo coerente com a nossa realidade atual. É essa equação que nós queremos fechar até o final do ano”, explicou o ministro.
+“Conselhão” de Lula terá grupo para debater taxa de juros, diz presidente da Febraban
Haddad destacou que há preocupação com a dinâmica futura do arcabouço fiscal, que é o conjunto de regras que determina a gestão das contas públicas do país, da dinâmica entre receitas e despesas.
“O arcabouço tem que ter vida longa, ele não pode ser algo como aconteceu com o teto de gastos. Todo mundo que olhava para o teto de gastos sabia que ele teria vida curta”, comparou Haddad.
hotWords: fiscal longa, pode teto gastos”
Seja anunciante no invistaja.info
O ministro informou que o governo vai dialogar com os líderes parlamentares na retomada do Congresso após as eleições municipais. “O arcabouço fiscal foi desenhado a muitas mãos, com grande participação no Congresso. Então, temos condição de olhar para frente e fazer as partes caberem no todo dinamicamente, fazer a evolução da despesa respeitar os constrangimentos pelos quais a economia brasileira passa hoje, em função da herança recebida, do nível de endividamento e tudo mais”, observou.
Segundo Haddad, a Febraban apontou vários caminhos para a sustentabilidade fiscal, desde o equilíbrio da Previdência e “os efeitos de ter ou não perícia sobre a concessão de benefícios”.
No encontro, a entidade bancária fez um balanço da reforma trabalhista e do diálogo que mantêm com os sindicatos para “aperfeiçoar o padrão de relacionamento com os trabalhadores, evitando a judicialização desnecessária que implica em custos que vão acabar batendo no custo de crédito”.
(Com Agência Brasil)
BRASÍLIA | economia | invistaja.info – Haddad: “Arcabouço fiscal tem de ter vida longa, não pode ser como o teto de gastos”
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Veja também:
Lira e Pacheco se reúnem para discutir emendas e regulamentação da tributária
Petróleo fecha em queda com baixa demanda na China e menor tensão no Oriente Médio
Produção menor deve apoiar preços de açúcar e etanol; compre São Martinho, diz BofA
“Conselhão” de Lula terá grupo para debater taxa de juros, diz presidente da Febraban
Entre em contato para anunciar no invistaja.info