Publicidade

Churrasco ficou mais caro em outubro, apontam dados de supermercados

O preço da carne bovina ao consumidor final em São Paulo apresentou um aumento de 6% em outubro, o maior desde dezembro de 2019

Informação de quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Churrasco ficou mais caro em outubro, apontam dados de supermercados; invistaja.info;


BESP4 | P/VP: 2.57 | ROIC: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | Cotacao: 344.0 | P/EBIT: 0.0 | PSR: 0.0

ListenToMarket: Churrasco ficou mais caro em outubro, apontam dados de supermercados – Áudio gerado às: 13:40:21

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O preço do churrasco ficou mais caro em outubro em São Paulo, após o preço da carne bovina disparar 6%, a maior alta desde dezembro de 2019. Os grandes culpados, por outro lado, não foram os cortes mais nobres e famosos entre churrasqueiros, como a picanha.

É o que mostra o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), alimentado com dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), coletados em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Segundo o IPS, o preço da carne bovina ao consumidor final foi impulsionado principalmente pelo acém, que ficou 9,65% mais caro na comparação mensal, seguido pelo músculo, com aumento de 8,37% nos preços. Depois vêm braço, 7,75% mais caro; coxão duro, com aumento de 6,68%; e patinho, com preço 6% maior.

+Nvidia tem balanço e projeção “discutíveis” e ação cai, mas há razão para pessimismo?

Nos últimos 12 meses, esses cortes registraram aumentos de 11,39% (acém), 11,06% (músculo), 10,11% (braço), 9,63% (coxão duro) e 10,72% (patinho). No geral, as carnes acumulam alta de 7,17% no período.

Os cortes mais usados em churrasco registraram altas menores. A fraldinha subiu 1,57%, e a picanha avançou 2,78% no mês passado, enquanto o contrafilé, por exemplo, encareceu 4,25%. Outras carnes como a costela bovina ficou 3,97% mais cara, enquanto o filé mignon, 3,58%.

No acumulado de 12 meses, os cortes para churrasco subiram 4,09% (picanha), 7,41% (contrafilé), 2,07% (fraldinha) e 4,44% (costela bovina). Já o do filé mignon caiu 0,41% no período.

Leia mais: IPCA: inflação sobe 0,56% em outubro, acima do esperado, com pressão de energia

Na contramão da carne, as bebidas alcoólicas foram a única categoria a exibir uma taxa negativa em outubro deste ano, com uma deflação de 0,14%.

hotWords: outubro, churrasco caro mais apontam

Seja anunciante no invistaja.info

O aumento nos preços das carnes está ligado à desvalorização do real, que estimulou as exportações de carne, especialmente para a China, diminuindo a oferta interna, avalia Felipe Queiroz, Economista-chefe da Apas.

“Ao mesmo tempo o consumo doméstico também aumentou, impulsionado pelo aquecimento na economia brasileira e melhora nos níveis de emprego, o que permite que os consumidores aumentem a demanda de proteína bovina, contribuindo para a elevação dos preços”, diz o profissional.

Outro ponto de pressão inflacionária foi o aumento no custo do boi, diz Queiroz, com o indicador do boi gordo disparando para R$ 334,60 durante a segunda semana de novembro, maior valor desde maio de 2022.

Visão geral

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registrou inflação de 0,88% em outubro de 2024, após alta de 0,56% observada no mês anterior. No acumulado do ano, o índice registra aumento de 3,49%, enquanto no acumulado em 12 meses, a alta alcançou a marca de 5,50%, maior patamar desde junho de 2023.

Ao comparar o resultado de outubro de 2024 (0,88%) com o mesmo período de 2023 (0,46%), constata-se um salto de 0,42 ponto percentual puxado principalmente pela alta dos produtos industrializados e semielaborados, segundo a Apas.

Entre as categorias que influenciaram no comportamento do índice, os produtos semielaborados (categoria que engloba carne) lideraram a alta mensal (2,56%), seguidos pelas bebidas não alcoólicas (0,96%) e os artigos de limpeza (0,63%).

palavras-chave: Churrasco ficou mais caro em outubro, apontam dados de supermercados; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Churrasco ficou mais caro em outubro, apontam dados de supermercados

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Notícias relacionadas:

O plano ambicioso da Embraer de faturar US$ 10 bi em 2030 – e a visão dos analistas

BRF (BRFS3) e WEG (WEGE3) ampliam atuação na China: o que isso indica para o mercado?

Churrasco ficou mais caro em outubro (e a picanha não é a principal culpada)

Ato com Lula no Planalto oficializa programa de “concessão inteligente” de rodovias

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress