Publicidade

CMN exige que instituições financeiras publiquem relatório de sustentabilidade

“Medida permite que essas informações sejam consideradas na tomada de decisões relacionadas ao fornecimento de recursos à entidade”, disse o Banco Central

Negociando na bolsa de valores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: CMN exige que instituições financeiras publiquem relatório de sustentabilidade; invistaja.info;


UBBR3 | Mrg.Liq.: 0.0 | Cresc.5anos: 0.1058 | P/EBIT: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | PSR: 0.0 | ROE: 0.0033

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (21) resolução que exige que instituições de maior porte elaborem e divulguem, juntamente com suas demonstrações financeiras, relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

“Ao fornecer aos investidores informações financeiras comparáveis e confiáveis sobre os riscos e oportunidade relacionados à sustentabilidade, a medida permite que essas informações sejam consideradas na tomada de decisões relacionadas ao fornecimento de recursos à entidade, incentivando assim um desenvolvimento econômico mais sustentável e equilibrado”, disse o Banco Central em nota sobre a decisão do CMN.

O BC afirmou que a medida será obrigatória para instituições com capital aberto ou que sejam líderes de conglomerados enquadrados nos segmentos 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3).

+Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser preciso reduzir ritmo de corte de juros

O S1 reúne bancos com porte igual ou superior a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ou atividade internacional relevante. No S2 estão instituições com porte de 1% a 10% do PIB. Já o S3 abarca instituições com porte de 0,1% a 1% do PIB.

“As instituições que publicarem, de forma voluntária, suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com o padrão internacional deverão divulgar também o relatório de sustentabilidade”, informou o BC em nota. “A medida determina ainda que o relatório deve ser objeto de asseguração razoável por auditor independente.”

hotWords: exige relatório financeiras publiquem

Publique seu negócio no invistaja.info

A aplicação da resolução não será imediata. A obrigatoriedade da divulgação do relatório se dará a partir do exercício social de 2026 no caso do S1 e S2 e a partir de 2028 no caso do S3 e de instituições que publicam voluntariamente demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão IFRS.

“A Resolução entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, de modo a possibilitar que as instituições que o assim desejem possam elaborar e divulgar, de forma antecipada, o relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade de acordo com os padrões internacionais.”

FGC

Em outra resolução, o CMN incluiu no rol de instrumentos financeiros objetos de garantia ordinária do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD).

Formado por contribuições de instituições financeiras, o FGC é um mecanismo de proteção a depositantes e investidores de terminados ativos em caso de problemas no sistema. A LCD é um título de renda fixa emitido por bancos de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

palavras-chave: CMN exige que instituições financeiras publiquem relatório de sustentabilidade; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – CMN exige que instituições financeiras publiquem relatório de sustentabilidade

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Nvidia tem balanço e projeção “discutíveis” e ação oscila; há razão para pessimismo?

Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global

Dólar sobe 0,76%, a R$ 5,81, com espera por anúncio e escalada em tensão geopolítica

Allos, Iguatemi e Multiplan: como analistas viram o 3T para setor de shoppings na B3

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress