Conteúdo de quem vive de mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Confiança de varejistas sobe ao maior nível desde fevereiro de 2023, diz FecomercioSP; invistaja.info;
GAZO4 | P/L: 0.31 | EV/EBIT: 1.03 | DY: 0.0 | Mrg.Ebit: -1.64 | Pat.Liq: -102667000.0 | Div.Brut/Pat.: -0.01
As expectativas otimistas para as vendas da Black Friday e do Natal surtiram efeitos positivos sobre a confiança do empresariado varejista paulistano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela mesma entidade, alcançou 112,1 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2023.
Esse foi o quarto mês consecutivo de alta no indicador, que também apresentou crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a FecomercioSP, o aumento da confiança está relacionado ao “mercado de trabalho aquecido, melhores condições de renda e à sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor”.
+Eletrobras e Copel: descruzamento de ativos simplifica estrutura e gera ganhos mútuos
Investimentos e contratações
O otimismo também se refletiu nos componentes do Icec. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) registrou alta de 1,8% em novembro, alcançando 109,1 pontos, o maior patamar desde novembro de 2022. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) atingiu 144,2 pontos, 4,7% acima do apurado em novembro de 2023.
Apesar do avanço, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) permanece na zona de pessimismo, com 83,1 pontos, embora tenha apresentado um leve crescimento de 0,6% em relação a outubro.
Outro indicador que mostrou alta foi o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que alcançou 115,9 pontos em novembro, marcando o maior nível desde dezembro de 2022. Esse crescimento reflete, em grande parte, à expectativa para as vendas de fim de ano.
hotWords: fecomerciosp maior varejistas confiança nível
Seja anunciante no invistaja.info
“Ao analisar os componentes do IEC, verifica-se que as vendas de fim de ano são o principal motivador da alta. Isso acontece porque o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) apontou crescimento de 3,1% em relação a outubro, marcando 130,9 pontos, maior nível desde setembro de 2022.
Em comparação a novembro do ano passado, o indicador avançou 12,3%”, afirmou a FecomercioSP.
Entre os componentes do IEC, o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) registrou crescimento significativo, subindo 3,1% em relação a outubro e 12,3% no comparativo anual, alcançando 130,9 pontos. Já o Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE), que mede a intenção de investir em máquinas, equipamentos e reformas, seguiu trajetória de alta mais moderada, com 100,9 pontos.
Apesar do ambiente favorável, a FecomercioSP reforçou a necessidade de prudência.
“Ainda que mantemos uma visão otimista sobre a performance das vendas neste fim de ano, diante das recentes pressões sobre a inflação, do ciclo de alta da Selic e das incertezas no cenário fiscal do país, recomendamos que os empresários tenham cautela na formação dos estoques e nos investimentos, bem como priorizem reforçar o caixa”, concluiu a entidade.
palavras-chave: Confiança de varejistas sobe ao maior nível desde fevereiro de 2023, diz FecomercioSP; invistaja.info;
FLORIANÓPOLIS | economia | invistaja.info – Confiança de varejistas sobe ao maior nível desde fevereiro de 2023, diz FecomercioSP
REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.
Saiba mais:
Black Friday: 8 dicas para alavancar vendas na data mais importante do varejo
Dólar hoje opera com oscilação, mas caminha para perda semanal
BC vende 12.000 dos 15.000 contratos de swap cambial tradicional em leilão de rolagem
Preços de importados nos EUA têm leve alta em novembro
Publique seu negócio no invistaja.info