Publicidade

PIB da construção deve crescer 4,1%, bem acima da projeção inicial de 1,3%, diz CBIC

Evolução do emprego e renda, incentivos à habitação e investimentos em obras públicas em ano de eleição explicam bom desempenho, diz a Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: PIB da construção deve crescer 4,1%, bem acima da projeção inicial de 1,3%, diz CBIC; invistaja.info;


BMGB11 | P/EBIT: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0 | ROE: 0.1045 | EV/EBITDA: 0.0 | Liq.2meses: 0.0 | Liq.Corr.: 0.0

ListenToMarket: PIB da construção deve crescer 4,1%, bem acima da projeção inicial de 1,3%, diz CBIC – Áudio gerado às: 11:40:15

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil tenha, em 2024 crescimento de 4,1% – patamar bem acima do originalmente previsto. “O desempenho da construção neste ano surpreendeu”, afirmou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, durante entrevista coletiva à imprensa. “Durante o ano fomos surpreendidos com algumas notícias positivas”, explicou.

Esta é a quarta vez que a CBIC revisa para cima suas projeções de crescimento para o PIB da Construção. No começo do ano, a instituição havia anunciado previsão de aumento de 1,3%. Em abril, a projeção foi elevada para 2,3%, em julho foi para 3,0%, e em outubro 3,5%.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da Construção já cresceu 4,1% nos três primeiros trimestres de 2024 em relação a igual período do ano anterior. “Isso aconteceu pelo maior dinamismo da economia brasileira e do mercado imobiliário”, afirmou Vasconcelos.

+Boletim Focus: analistas elevam projeções para Selic, dólar, IPCA e PIB em 2025

A economista da CBIC citou o crescimento significativo do nível de emprego e renda no País, com a demanda por imóveis mantendo-se bastante aquecida, acompanhada de ampliação dos financiamentos bancários e dos incentivos à habitação por meio do Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Os lançamentos chegaram a 259.863 unidades no acumulado dos nove primeiros meses do ano, subida de 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas no ano totalizaram 292.557 unidades, um crescimento de 19,7%, segundo a CBIC. Ou seja, houve mais vendas que lançamentos, um sinal de mercado aquecido.

hotWords: 4,1%, 1,3%, construção crescer projeção

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

A economista da CBIC apontou ainda que o desempenho positivo da construção neste ano também impulsionou a produção de materiais, que cresceu 5,3% no ano. Aqui, a alta foi puxada também pelo consumo da famílias para fins de pequenas obras e reformas.

Outro ponto que contribuiu para o aumento do PIB da construção foram os investimentos em obras públicas, muito associadas às eleições municipais.

De janeiro a outubro, setor da construção gerou 230,8 mil vagas de trabalho (saldo entre admitidos e desligados). Com isso, o total de pessoas empregadas na área chegou a 2,978 milhões, aproximando-se do recorde histórico, que foi de 3,063 milhões em 2014.

palavras-chave: PIB da construção deve crescer 4,1%, bem acima da projeção inicial de 1,3%, diz CBIC; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – PIB da construção deve crescer 4,1%, bem acima da projeção inicial de 1,3%, diz CBIC

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Notícias relacionadas:

Reforma tributária: relator diz que trabalha com redução de 0,7 p.p. na alíquota

Reforma tributária: relator diz que trabalha com redução de 0,7 p.p. na alíquota

Monitor do PIB tem queda de 0,5% em outubro, mas taxa acumulada é de 3,4%, diz FGV

Comissão dos EUA está dividida sobre autorizar Nippon Steel comprar US Steel, diz FT

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade