Publicidade

PRIO (PRIO3) mira valor estratégico em leilão da ANP, mas corre riscos exploratórios

Analistas dizem que entrada em blocos do pré-sal diversifica operações, mas levanta dúvidas sobre custos e retornos

Notícias de trader para trader

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: PRIO (PRIO3) mira valor estratégico em leilão da ANP, mas corre riscos exploratórios; invistaja.info;


RECV3 | Cresc.5anos: 0.1188 | P/Cap.Giro: 4.89 | P/Ativo: 0.628 | Pat.Liq: 4574390000.0 | Cotacao: 16.51 | EV/EBIT: 6.06

ListenToMarket: PRIO (PRIO3) mira valor estratégico em leilão da ANP, mas corre riscos exploratórios – Áudio gerado às: 13:30:16

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A entrevista do presidente da PRIO (PRIO3), Roberto Monteiro, feita ao Estadão/Broadcast na terça-feira (20), trouxe algumas sinalizações importantes para a petroleira.

A empresa, apontou Monteiro, participará do próximo leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que gerou reações mistas entre analistas de mercado.

A companhia, que tradicionalmente se concentra no redesenvolvimento de campos maduros, agora quer adotar uma abordagem inédita ao disputar blocos exploratórios na região do pré-sal. O movimento foi considerado estratégico e com potencial para destravar valor, mas carrega incertezas e riscos que levantam questões sobre seu impacto nos resultados futuros do negócio.

+Por trás do e-commerce: conheça a engrenagem do comércio digital

Para o Bradesco BBI, a participação no leilão representa uma mudança notável na estratégia da PRIO, que sempre priorizou investimentos em ativos com produção comprovada. A recomendação é observar atentamente o capital alocado (capex) e o cronograma de desembolsos, uma vez que valores moderados podem sinalizar prudência e um bom uso dos recursos da empresa.

Ou seja, o relatório do banco aponta que o sucesso dessa iniciativa dependerá do equilíbrio entre o apetite ao risco e a manutenção da saúde financeira da companhia.

Já a Genial Investimentos considera a decisão “interessante”, diz que vê um “grande potencial de geração de valor”, desde que as campanhas exploratórias sejam bem-sucedidas e mantém recomendação de compra. Segundo os analistas, a descoberta de volumes comerciais de petróleo e gás pode multiplicar consideravelmente o valor investido.

O problema é que a possibilidade de insucessos, como não encontrar reservas economicamente viáveis, é um fator que não pode ser descartado, especialmente considerando os custos irrecuperáveis (sunk costs) que a empresa pode enfrentar.

hotWords: mira valor riscos exploratórios anp, estratégico

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Um novo capítulo

A participação no leilão também é simbólica, segundo a corretora. Desde sua criação, a PRIO não havia demonstrado interesse em blocos exploratórios, concentrando-se na reestruturação de ativos adquiridos de outras empresas. Esse modelo, lembra a Genial, foi um dos fatores que ajudaram a consolidar a posição da Prio no mercado de petróleo e gás. Com a entrada em um segmento mais arriscado, a companhia aposta em diversificar suas operações e expandir o alcance de suas atividades, especialmente em áreas próximas aos ativos já operados.

Os analistas ponderam que a entrada no leilão ocorre em um momento oportuno, já que o fluxo de caixa acima da média e o nível atual de endividamento da empresa permitem investimentos mais ousados. Contudo, o mercado ainda avalia como a PRIO lidará com as incertezas inerentes às campanhas exploratórias, lembrando casos de outras empresas que enfrentaram dificuldades ao investir em ativos semelhantes.

Enquanto a PRIO inicia sua primeira incursão em blocos exploratórios, ela também mantém o foco em outros projetos relevantes, como a entrada operacional dos campos de Wahoo e Albacora Leste. A produção do campo de Tubarão Martelo, por sua vez, segue impactada pela demora na emissão de licenças ambientais.

O principal alvo de interesse da empresa, segundo Monteiro disse em entrevista, é a aquisição dos 60% remanescentes do campo de Peregrino, o que resultaria na consolidação de 100% da operação sob a gestão da Prio. Com base no valor pago anteriormente pelos 40% (aproximadamente US$ 1,9 bilhão), a Genial estima que a parcela restante deve alcançar até US$ 2,9 bilhões.

Adicionalmente, foi sinalizado o interesse da PRIO em ativos no Golfo do México. No entanto, a corretora analisa que o foco da empresa deve permanecer no Brasil, especialmente considerando a recente compra de 40% de Peregrino e o impacto dessa aquisição no nível de endividamento projetado até o final deste ano.

palavras-chave: PRIO (PRIO3) mira valor estratégico em leilão da ANP, mas corre riscos exploratórios; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – PRIO (PRIO3) mira valor estratégico em leilão da ANP, mas corre riscos exploratórios

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Saiba mais:

Dólar hoje vira para queda com investidores ainda de olho em decretos de Trump

Dólar hoje vira para queda com investidores ainda de olho em decretos de Trump

Para Zelensky, Trump quer encerrar guerra não de maneira rápida, mas eficaz

México teme efeito econômico de deportações e lança plano de acolhimento

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress