Publicidade

Juro médio do cartão de crédito rotativo sobe em dezembro para 450,5% ao ano, diz BC

A taxa do parcelado passou de 183,2% (dado revisado) para 171,2% ao ano

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Juro médio do cartão de crédito rotativo sobe em dezembro para 450,5% ao ano, diz BC; invistaja.info;


TAMM3 | ROE: -0.167 | P/Ativo: 0.523 | Pat.Liq: 2174310000.0 | Div.Brut/Pat.: 4.08 | Cotacao: 52.6 | P/EBIT: 9.74

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 4,6 pontos porcentuais entre novembro e dezembro, de 445,9% (dado revisado) para 450,5% ao ano, informou o Banco Central nesta segunda-feira, 27.

A taxa do parcelado passou de 183,2% (dado revisado) para 171,2% ao ano. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 82,1% (dado revisado) para 76,9%.

O Congresso Nacional definiu em lei que os juros do rotativo e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do principal da dívida, caso os bancos não chegassem a um acordo sobre o assunto, chancelado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como não houve consenso, o teto para os juros e encargos da modalidade passou a valer no dia 3 de janeiro de 2024.

+Dólar cai a R$ 5,91 após conversa amigável de Trump com China e revisão de acordo

As taxas apresentadas pelo BC podem sugerir, portanto, que os bancos estejam descumprindo a lei, mas o que acontece é apenas um registro estatístico. Para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano. Essa taxa nem sempre é efetivada, já que os consumidores normalmente ficam “pendurados” no cartão por apenas dias ou semanas.

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, explicou que a instituição não pretende descontinuar essa série histórica porque ela ainda serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também porque é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.

palavras-chave: Juro médio do cartão de crédito rotativo sobe em dezembro para 450,5% ao ano, diz BC; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Juro médio do cartão de crédito rotativo sobe em dezembro para 450,5% ao ano, diz BC

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Dólar hoje sobe em linha com emergentes com atenção a impasse entre EUA e Colômbia

Dólar hoje sobe em linha com emergentes com atenção a impasse entre EUA e Colômbia

Ibovespa Futuro acompanha exterior e opera em queda com foco em decisões de BCs

Futuros do Nasdaq despencam 4% com perdas em techs em meio a impulso de IA da China

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade