Publicidade

Galípolo: BC tem ferramentas para perseguir meta de inflação e remédio vai funcionar

“O mandato do BC é colocar os juros em patamar restritivo suficiente para colocar a inflação na meta”, afirmou presidente do BC

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Galípolo: BC tem ferramentas para perseguir meta de inflação e remédio vai funcionar; invistaja.info;


VTRU3 | Liq.2meses: 1329680.0 | P/L: 12.83 | ROIC: 0.1386 | P/EBIT: 1.19 | PSR: 0.419 | Pat.Liq: 2370060000.0

ListenToMarket: Galípolo: BC tem ferramentas para perseguir meta de inflação e remédio vai funcionar – Áudio gerado às: 12:50:10

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

SÃO PAULO (invistaja.info) – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta sexta-feira que a autoridade monetária tem as ferramentas para perseguir a meta de inflação, ressaltando que o “remédio” dos juros básicos vai funcionar.

Durante evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (Iedi), em São Paulo, Galípolo disse que o BC se moveu para colocar a taxa básica Selic em patamar restritivo, para conter a inflação.

“O mandato do BC é colocar os juros em patamar restritivo suficiente para colocar a inflação na meta”, afirmou Galípolo. “O remédio vai funcionar, o BC tem ferramentas para perseguir a meta”, acrescentou.

+Desemprego recua de forma significativa em 3 das 27 Unidades da Federação no 4º tri

No relatório Focus, a projeção mediana do mercado para a inflação para 2025 está em 5,58% e para 2026 em 4,30% — em ambos os casos distantes do centro da meta contínua de inflação do BC, de 3%.

Para segurar a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou em janeiro a Selic em 100 pontos-base, para 13,25% ao ano, e indicou a intenção de promover novo aumento da mesma magnitude em março, sem se comprometer para a decisão seguinte, de maio. No mercado, existe hoje a percepção de que o BC pode reduzir o ritmo de aumentos da Selic em função da atividade econômica.

hotWords: galípolo: para remédio ferramentas inflação

Publique seu negócio no invistaja.info

Números recentes têm sugerido que pode estar em curso uma desaceleração da atividade no Brasil. Na terça-feira, dados do IBGE revelaram surpresas positivas no IPCA — o índice oficial de inflação — de janeiro, com desaceleração em núcleos e serviços subjacentes. Na quarta-feira números mostraram retração do setor de serviços em dezembro e na quinta revelaram uma queda inesperada do varejo no mesmo mês.

Ao analisar esta questão, Galípolo pontuou que o BC espera que a política monetária faça efeito primeiro sobre a atividade econômica e depois na inflação. Ao mesmo tempo, ele defendeu cautela na reação do BC.

“É importante que BC tenha tempo necessário para consumir dados e ter clareza para ver se não estamos assistindo apenas uma volatilidade ou se estamos observando uma tendência”, afirmou.

Questionado durante o evento a respeito do risco de dominância fiscal no Brasil — situação na qual o desequilíbrio das contas públicas torna ineficaz elevar juros para segurar a inflação –, Galípolo pontuou que a posição majoritária por parte dos agentes econômicos é de que a política monetária “vai dar conta” da tarefa.

Em outro momento, Galípolo reforçou que o BC está “bastante incomodado” com o fato de a inflação estar fora da meta.

“O BC não vai poupar nenhum esforço para cumprir esta meta”, afirmou, acrescentando que a instituição não vai se desviar de seu mandato de controle da inflação.

palavras-chave: Galípolo: BC tem ferramentas para perseguir meta de inflação e remédio vai funcionar; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Galípolo: BC tem ferramentas para perseguir meta de inflação e remédio vai funcionar

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Notícias relacionadas:

Estrangeiros voltam ao Brasil após caos fiscal. Alívio ou ilusão?

Semana é marcada por novas tarifas de Trump, mas por que Ibovespa e real têm alta?

Usiminas: resultado do 4T não surpreende, empresa aponta 2025 melhor, mas ação cai

Vendas no varejo dos EUA têm queda acentuada em janeiro

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress