Investindo como profissionais
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Câmara aprova projeto que resgata recursos do orçamento secreto; invistaja.info;
REAG3 | P/Cap.Giro: 0.8 | P/ACL: 0.81 | ROIC: -1.5593 | Cresc.5anos: 0.0174 | Pat.Liq: 293687000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0
ListenToMarket: Câmara aprova projeto que resgata recursos do orçamento secreto – Áudio gerado às: 11:30:39
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Por 347 votos a favor e 114 contra, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 18, o projeto de lei complementar que autoriza gastar recursos do chamado orçamento secreto que não tinham sido feitos em anos anteriores. O projeto prorroga o prazo de pagamento para o final do exercício de 2026.
A proposta retorna ao Senado Federal por conta de alterações no texto feita pelos deputados. O projeto original é de autoria do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e havia sido aprovado no Senado em fevereiro.
+Dólar hoje opera perto da estabilidade com decisões de Fed e BC em foco
Segundo o relator da matéria na Câmara, Danilo Forte (União-CE), 40% dos restos a pagar potencialmente impactados pelo projeto correspondem a execuções já iniciadas, ou seja, pagamentos já efetuados.
“O cancelamento desses compromissos, nesse estágio, acarretaria um significativo prejuízo às políticas públicas afetadas”, escreveu Forte, no parecer. O deputado negou, no plenário, que o projeto representa a ressurreição do orçamento secreto.
“Não estamos criando nada falacioso, está tudo transparente. Se a gente olhar amiúde, não tem nenhum encaminhamento secreto, até porque eu sou contra o orçamento secreto”, disse.
hotWords: aprova orçamento câmara secreto
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Em uma das alterações em relação ao texto do Senado, Forte autorizou a revalidação dos restos a pagar não processados inscritos nos exercícios financeiros de 2019 a 2022, enquanto o texto original compreendia o período até 2024. Na prática, a mudança representou uma desidratação em relação à versão anterior.
O parlamentar também designou o Tribunal de Contas da União (TCU) como o órgão responsável para atestar possíveis irregularidades que impeçam o pagamento de valores relativos aos restos a pagar revalidados. Nesse caso, a exceção é “se houver conclusão favorável das apurações, autorizando sua continuidade, ou se eventuais irregularidades forem sanadas, no prazo desta Lei e nos termos da legislação vigente”.
A prorrogação de prazo para liquidação aplica-se exclusivamente a restos a pagar não processados relativos às despesas cujo procedimento licitatório tenha sido iniciado e a convênios ou instrumentos congêneres em fase de resolução de cláusula suspensiva.
Durante a sessão de votação, deputados do Centrão e também do PT saíram em defesa do projeto. Coube ao PSOL e ao Novo se opor à proposta. A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) disse que a proposta resgata o que houve de ruim no Congresso nos últimos anos e ao invés de recuperar exemplos de boa governança. “Vim aqui para falar da vergonha que é este projeto. Este projeto é uma excrescência, com todo o respeito ao deputado Danilo Forte, que faz o seu trabalho, é o relator. Mas este projeto chancela o fisiologismo deste Parlamento. É um projeto que chancela a regrinha de ouro aqui, que é: os fins justificam os meios”, discursou.
O esquema do orçamento secreto foi revelado pelo Estadão em 2021. Parlamentares montaram estratégia de destinar recursos para seus redutos eleitorais sem identificar o autor da emenda ao Orçamento e dificultando a fiscalização dos gastos públicos.
palavras-chave: Câmara aprova projeto que resgata recursos do orçamento secreto; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Câmara aprova projeto que resgata recursos do orçamento secreto
REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.
Tópicos mais acessados:
Copom deve elevar Selic, mas “inflexão” está próxima e JPMorgan recomenda 9 ações
Taesa (TAEE11) convocará assembleia para aprovar dividendos adicionais de R$ 301,5 mi
China encerra proibição de dois anos de importações de carne de aves da Argentina
Fazenda eleva projeções de inflação para 2025 e 2026; projeta PIB em +2,3% este ano