Notícias do mercado financeiro
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Japão: núcleo da inflação vai a 3% em fevereiro e mantém viva aposta de alta de juros; invistaja.info;
VTRU3 | Mrg.Liq.: 0.0327 | Cotacao: 6.87 | Cresc.5anos: 0.1254 | EV/EBITDA: 2.89 | Liq.2meses: 2021460.0 | Mrg.Ebit: 0.3517
O núcleo da inflação do Japão atingiu 3,0% em fevereiro e um índice que elimina o efeito do combustível subiu no ritmo mais rápido em quase um ano, um sinal de ampliação da pressão dos preços que reforça as expectativas do mercado de novos aumentos na taxa de juros.
Os dados vieram na esteira do alerta do presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, feita após sua decisão de manter a taxa de juros na quarta-feira, de que o aumento dos custos dos alimentos e o crescimento mais forte do que o esperado dos salários poderiam elevar a inflação subjacente.
A expectativa em pesquisa da Reuters para o núcleo do índice de preços ao consumidor, que elimina o efeito dos custos voláteis dos alimentos frescos, era de uma lata de 2,9%. A leitura manteve o núcleo da inflação acima da meta de 2% do banco central pelo 35º mês consecutivo.
+Minerva (BEEF3): prejuízo bilionário, mas ações saltam 10% — o que está por trás?
A inflação desacelerou em relação ao aumento de 3,2% registrado no mês anterior, devido, em grande parte, à retomada dos subsídios para reduzir os custos de combustível, segundo dados do governo divulgados na sexta-feira.
Um índice separado que exclui os efeitos dos custos de alimentos frescos e de combustível, observado de perto pelo Banco do Japão como um indicador mais amplo da tendência de preços, subiu 2,6% em fevereiro em relação ao ano anterior, depois de ter subido 2,5% em janeiro. Esse foi o aumento anual mais rápido desde março de 2024, quando teve alta de 2,9%.
“A força da inflação subjacente em fevereiro sugere que o Banco do Japão pode aumentar os juros em sua próxima reunião, em maio, mas ainda esperamos que a incerteza sobre o impacto das tarifas dos Estados Unidos adie um movimento para julho”, disse Marcel Thieliant, chefe da Capital Economics para Ásia-Pacífico.
palavras-chave: Japão: núcleo da inflação vai a 3% em fevereiro e mantém viva aposta de alta de juros; invistaja.info;
BRASIL | economia | invistaja.info – Japão: núcleo da inflação vai a 3% em fevereiro e mantém viva aposta de alta de juros
REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.
Tópicos mais acessados:
Lojas Renner (LREN3) e Bradespar (BRAP4) aprovam pagamento de JCP
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta
Cemig (CMIG4) lucra 47,1% menos no 4º tri e aprova pagamento de R$ 541 mi em JCP
Haddad: Selic atual é momentânea; não vamos manter 8%, 9% de juro real a vida inteira
Entre em contato para anunciar no invistaja.info