Publicidade

Estresse passageiro? Morgan lista 3 fatores de otimismo com a bolsa apesar da guerra

Mesmo com riscos geopolíticos elevados após o ataque dos EUA ao Irã no fim de semana, estrategistas veem razões para manter construtiva para a bolsa americana

Notícias do mercado financeiro

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Estresse passageiro? Morgan lista 3 fatores de otimismo com a bolsa apesar da guerra; invistaja.info;


AGXY3 | EV/EBIT: -0.83 | DY: 0.0 | Cotacao: 6.07 | P/ACL: -0.03 | ROIC: -2.0348 | P/L: -0.04

ListenToMarket: Estresse passageiro? Morgan lista 3 fatores de otimismo com a bolsa apesar da guerra – Áudio gerado às: 9:50:25

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Apesar da intensificação do conflito entre Estados Unidos e Israel contra o Irã após o ataque americano contra bases nucleares iranianas no fim de semana, e da tragédia humanitária trazida por mais uma guerra, o Morgan Stanley tem uma boa notícia para os investidores: sua visão positiva para Wall Street não mudou, ao menos por enquanto.

Em relatório publicado nesta segunda-feira (23), o banco sustenta que, apesar das preocupações de operadores com o preço do petróleo, que voltou a subir após breve recuo nesta segunda, há fatores históricos que levam a crer que o impacto pode não perdurar. Além disso, sinais da economia americana dão ensejo a um momento de recuperação.

Confira a seguir os três fatores que, na análise da casa, sustentam o otimismo com as bolsas — mesmo diante de um cenário geopolítico instável.

+Rebeldes do Iêmen ameaçam navios dos EUA no Mar Vermelho se país atacar Irã

1. Histórico

Historicamente, o índice S&P 500 registrou ganhos médios de 2%, 3% e 9% nos períodos de um, três e doze meses após eventos de risco geopolítico. Para que o cenário atual represente uma ameaça real ao ciclo econômico, os preços do petróleo teriam de subir mais de 75% na comparação anual — algo que, segundo os analistas, exigiria uma interrupção sustentada no fornecimento pelo Estreito de Ormuz, o que não é esperado no momento.

“O risco está mais relacionado ao petróleo do que ao conflito em si”, apontou o relatório. Mesmo após ter subido diante da escalada do conflito, o preço do petróleo registrava variação negativa ano contra ano até semana passada, o que reduz o potencial inflacionário do choque.

hotWords: apesar passageiro? estresse otimismo bolsa

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

2. Negócios vão bem

Além disso, a visão otimista se apoia em fundamentos econômicos. A equipe liderada por Michael Wilson projeta crescimento de dois dígitos nos lucros por ação (EPS) até o primeiro semestre de 2026, impulsionado por alavancagem operacional positiva — com as receitas crescendo mais que os custos operacionais e administrativos — e pela fraqueza do dólar, que favorece empresas com receitas internacionais, majoritárias no S&P 500.

3. Ambiente macro já foi pior

O Morgan também vê o atual contexto monetário como favorável às ações. Embora o Federal Reserve adote uma postura cautelosa, a expectativa do banco é de sete cortes de juros em 2026, com possibilidade de início já em julho deste ano, conforme sinalização recente do diretor Christopher Waller.

Onde investir: large caps e energia

A recomendação do banco segue com preferência por ações de grande capitalização, como as do S&P 500, frente às de menor porte, do Russell 2000, que são menos eficientes e mais expostas ao mercado doméstico.

A exposição setorial também foi ajustada como proteção ao atual ambiente: o banco mantém posição overweight (equivalente a compra) em energia e underweight (equivalente a venda) em bens de consumo, mitigando os efeitos de possíveis altas no petróleo.

“Salvo uma alta sustentada e significativa nos preços do petróleo, os recentes eventos não alteram nossa visão construtiva para ações nos próximos 6 a 12 meses”, conclui o relatório.

palavras-chave: Estresse passageiro? Morgan lista 3 fatores de otimismo com a bolsa apesar da guerra; invistaja.info;

PORTO ALEGRE | mercados | invistaja.info – Estresse passageiro? Morgan lista 3 fatores de otimismo com a bolsa apesar da guerra

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Leia também:

Ibovespa Futuro tem leve alta atento à possível retaliação do Irã a ataque dos EUA

Focus: mercado corta projeção de inflação pela 4ª vez e vê Selic a 15% no fim do ano

Tesla faz lançamento discreto do aguardado serviço de robotáxis nos EUA

Tesla faz lançamento discreto do aguardado serviço de robotáxis nos EUA

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress