Publicidade

Conab vê aumento de 3,7% no plantio de soja no Brasil em 2025/26 e nova safra recorde

Demanda global pela oleaginosa continua em expansão, impulsionada pelo aumento do esmagamento para alimentação animal e pela maior produção de biocombustíveis

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Conab vê aumento de 3,7% no plantio de soja no Brasil em 2025/26 e nova safra recorde; invistaja.info;


CTAX3 | Pat.Liq: 104280000.0 | P/Cap.Giro: -0.11 | P/L: -0.23 | P/VP: 0.3 | Cresc.5anos: -0.2461 | Liq.Corr.: 0.38

São Paulo (MarketMsg) – A área plantada com soja no Brasil em 2025/26, cujo plantio está em fase inicial, foi estimada em 49,08 milhões de hectares, o que representa uma alta de 3,7% ante o ciclo anterior, com a demanda global pelo produto em expansão, afirmou nesta quinta-feira (18) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os dados do estudo “Perspectivas para a Agropecuária 2025/2026” apontam ainda que a safra no maior produtor e exportador de soja poderia alcançar um novo recorde de 177,67 milhões de toneladas, alta de 3,6% ante o ciclo anterior, considerando uma produtividade praticamente estável versus 2024/25.

“Caso não haja nenhum problema climático, a produção nacional deve alcançar mais um recorde produtivo, reforçando a posição do Brasil como maior produtor mundial de soja”, afirmou a estatal em nota.

+Brava Energia (BRAV3) anuncia programa patrocinado de ADR Nível I

Segundo a Conab, a demanda global pela oleaginosa continua em expansão, impulsionada pelo aumento do esmagamento para alimentação animal e pela maior produção de biocombustíveis, tanto no Brasil quanto no exterior.

A agência afirmou que, mesmo com preços internos pressionados e desafios de rentabilidade, “a cultura mantém elevada liquidez e retorno atrativo aos produtores”.

A Conab indicou um aumento de 3,1% na área plantada com soja em Mato Grosso, principal produtor brasileiro, para 13,13 milhões de hectares, e apontou avanços percentuais maiores nas novas fronteiras, como Pará (11,2%, para 1,4 milhão de hectares), Bahia (9,4%, para 2,33 milhões de hectares), Tocantins (7,4%, para 1,68 milhão de hectares) e Maranhão (6%, para 1,5 milhão de hectares).

O crescimento de área do principal produto do agronegócio brasileiro ocorreria mesmo em um cenário de juros e custos mais altos, fatores vistos por analistas privados como limitadores da expansão, segundo analistas ouvidos pela Reuters.

Milho

Para o milho, o estudo indica uma área plantada no país em 2025/26 em 22,63 milhões de hectares, alta de 3,5% ante o ciclo anterior. “Esse movimento é sustentado pela expectativa de aumento no consumo interno, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda do grão para produção de etanol, bem como pela perspectiva de maior demanda externa”, afirmou.

A Conab notou que a maior demanda externa estaria relacionada a um possível redirecionamento das compras asiáticas do milho norte-americano para o sul-americano, “em resposta ao aumento de tarifas impostas por importantes países importadores na Ásia”. Esse fator tem beneficiado a soja brasileira neste ano.

hotWords: 3,7% brasil safra conab nova soja

Seja anunciante no invistaja.info

A safra total de milho do Brasil em 2025/26 somaria 138,28 milhões de toneladas, queda de 1% ante o ciclo anterior, diante de uma perspectiva de redução na produtividade média nacional.

“Essa queda de produtividade decorre do patamar excepcional registrado na safra 2024/25, beneficiada por condições climáticas amplamente favoráveis”, explicou.

O milho e a soja respondem pela maior parte da produção de grãos e oleaginosas do Brasil em 2025/26. Considerando todos os produtos, incluindo também algodão, arroz, entre outros, a safra deverá somar 353,76 milhões de toneladas, alta de 1% na comparação anual, segundo o estudo.

A área plantada com grãos e oleaginosas do Brasil em 2025/26 foi estimada em 84,24 milhões de hectares, alta de 3,1% na comparação anual.

Arroz em queda, algodão em alta

A área plantada com algodão no Brasil em 2025/26 foi estimada em 2,16 milhões hectares, alta de 3,5% ante o ciclo anterior, segundo o estudo. “A boa rentabilidade e a possibilidade de venda antecipada da produção têm levado os produtores a optarem pela cultura ou a ampliarem suas áreas”, disse a estatal.

A produção poderia crescer 0,7% ante o ciclo passado, alcançando o recorde de 4,09 milhões de toneladas (pluma).

No caso do arroz, a previsão indica queda de 5,6% ante o ciclo anterior, para 1,66 milhão de hectares.

A Conab explicou que o cenário para safra 2025/26 de arroz no Brasil se apresenta “mais desafiador”, resultado da ampliação da produção nacional e internacional em 2024/25, que gerou excedente de oferta e desvalorização do grão.

A safra de arroz foi prevista em 11,46 milhões de toneladas t, queda de 10,1% ante o ciclo anterior.

palavras-chave: Conab vê aumento de 3,7% no plantio de soja no Brasil em 2025/26 e nova safra recorde; invistaja.info;

LONDRINA | economia | invistaja.info – Conab vê aumento de 3,7% no plantio de soja no Brasil em 2025/26 e nova safra recorde

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Veja também:

BC da Argentina intervém para sustentar o peso em meio a pressão econômica e política

IFI faz projeções para PIB e inflação em 2026 piores que as do governo

Republicanos alertam que, sem ajuda do governo, agricultores dos EUA terão calamidade

Republicanos alertam que, sem ajuda do governo, agricultores dos EUA terão calamidade

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade