Notícias de trader para trader
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Itaú passa a ver IPCA de 5% ao fim de 2025, com dólar fraco e alívio em alimentos; invistaja.info;
ABCB4 | P/Cap.Giro: 0.0 | Mrg.Ebit: 0.0 | ROE: 0.1471 | Mrg.Liq.: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | EV/EBIT: 0.0
ListenToMarket: Itaú passa a ver IPCA de 5% ao fim de 2025, com dólar fraco e alívio em alimentos – Áudio gerado às: 15:40:24
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Itaú reduziu nesta sexta-feira (19) sua projeção para a inflação medida pelo IPCA em 2025, de 5,1% para 5,0%. Segundo o banco, o principal fator foi a revisão para baixo nos preços de alimentos, impactados pela valorização do real. “A apreciação da moeda influencia especialmente os preços de alimentos e aumenta a chance de cortes nos preços da gasolina de refinaria”, destacou a equipe econômica.
A melhora das expectativas para a inflação vem acompanhada de um cenário cambial mais favorável. O Itaú passou a projetar o dólar a R$ 5,35 no próximo ano, ante R$ 5,50 anteriormente. O movimento reflete, sobretudo, a expectativa de cortes de juros mais cedo nos Estados Unidos, o que pressiona globalmente a moeda americana. “Nesse ambiente, o real deve continuar sendo negociado em níveis mais apreciados no curto prazo”, diz o relatório.
Apesar do alívio, o banco avalia que os riscos para 2025 estão “ligeiramente inclinados para baixo” no caso da inflação, mas ainda há pontos de atenção, como a possibilidade de acionamento de bandeiras tarifárias mais caras devido à menor incidência de chuvas. Para 2026, a projeção de inflação foi mantida em 4,4%, com o balanço de riscos considerado simétrico.
+Economista Sincero compra consultoria Ticker Wealth e mira dobrar ativos sob gestão
O Itaú também destacou no relatório que mantém a previsão de déficit primário de 0,6% do PIB em 2025, mas piorou a de 2026 para 1% do PIB, citando a forte dependência do governo em receitas extraordinárias.
Na política monetária, o banco reforçou que a Selic deve encerrar 2025 em 15% ao ano, com cortes apenas no início de 2026. Ainda assim, reconheceu que o risco de um corte antecipado aumentou, caso a moeda brasileira siga se valorizando ou a economia desacelere mais rápido que o previsto.
Já para a atividade, o Itaú manteve a projeção de crescimento de 2,2% em 2025, embora com viés de baixa, em meio ao aperto do crédito e aos efeitos da política monetária sobre o consumo.
palavras-chave: Itaú passa a ver IPCA de 5% ao fim de 2025, com dólar fraco e alívio em alimentos; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Itaú passa a ver IPCA de 5% ao fim de 2025, com dólar fraco e alívio em alimentos
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Tópicos mais acessados:
Argentina: ‘Vamos vender até o último dólar no teto’, diz ministro da Economia
Corte de juros de 50 pb não preocuparia mercados, diz indicado por Trump ao Fed
Corte de juros de 50 pb não preocuparia mercados, diz indicado por Trump ao Fed
STF alivia para planos de saúde – e beneficia setor na Bolsa; veja ações que ganham
Publique seu negócio no invistaja.info