Publicidade

Ibovespa termina em queda, com Petrobras e bancos; Vale se salva

Principais índices nos EUA fecharam em baixa com receios sobre a economia

Informação de quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ibovespa termina em queda, com Petrobras e bancos; Vale se salva; invistaja.info;


DOHL3 | P/ACL: 1.87 | EV/EBITDA: -22.64 | DY: 0.0015 | P/EBIT: -10.5 | Liq.Corr.: 5.91 | Cotacao: 6.51

ListenToMarket: Ibovespa termina em queda, com Petrobras e bancos; Vale se salva – Áudio gerado às: 17:30:37

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Nos últimos vinte pregões (desde 28 de agosto), o Ibovespa renovou 9 vezes a máxima histórica e 9 vezes a máxima do fechamento. Saiu de 139,2 mil pontos em 27 de agosto, para 147,1 mil da atual máxima histórica. Em alguns momentos, houve realização desses lucros e hoje foi um desses momentos: o índice fechou com baixa de 0,81%, aos 145.306,23 pontos, uma perda de 1.185,52 pontos.

O dólar comercial ampliou a alta de ontem e subiu 0,69%, a R$ 5,363. E os DIs (juros futuros) subiram por toda a curva.

IPCA-15 e projeções do BC

+Petróleo fecha perto da estabilidade, de olho em tensões geopolíticas e oferta

Hoje, foi um dia de dados importantes, no Brasil e nos EUA. Por aqui, tivemos o IPCA-15, prévia da inflação de setembro, que acabou subindo após a deflação de agosto. Mas subiu menos do que o esperado, mostrando descompressão do setor de serviços.

Alexandre Maluf, economista da XP, destaca que a surpresa para baixo foi concentrada no serviço subjacente devido à queda expressiva no seguro voluntário de veículo. “A gente esperava uma virtual estabilidade, mas caiu bastante na margem, uma queda de quase 6% por conta dos descontos de IPI sobre automóveis muito provavelmente”.

Mesmo com desaceleração, o Banco Central espera um IPCA acima da meta de 3% pelo menos até o 1T28. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária brasileira reduziu a projeção de alta do PIB nacional de 2,1% para 2,0% em 2025 e entende que a economia vai crescer 1,5% em 2026. “As projeções de curto prazo indicam que a inflação ficará acima do limite de intervalo de tolerância nos próximos meses”, disse o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen.

Enquanto isso, Gabriel Galípolo, presidente do BC, disse que as decisões sobre a Selic seguem dependentes de dados.

PIB mais forte nos EUA

Nos EUA, a divulgação final do PIB do 2T25 apresentou revisão para cima do crescimento mostrado nas duas prévias, enquanto a inflação de consumo pessoal no trimestre também acabou sendo maior do que a prévia acenava.

O receio dos investidores é que o Federal Reserve entenda que uma economia forte e inflação alta impeçam novos cortes de juros. Os principais índices caíram nesta quinta-feira.

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, disse estar desconfortável em apoiar antecipação de cortes de juros somente pelos dados fracos de emprego, sendo que a inflação ainda demonstra tendência de alta nos EUA: “estamos lidando com riscos estagfcionários, e este é o pior cenário em que podemos estar porque precisamos ponderar qual lado do nosso mandato está pior”.

PCE sai amanhã

Uma parte das quedas de hoje, tanto em Wall Street, quanto em São Paulo, pode ser atribuída também à cautela. Isso porque um sopro de luz para o que o Fed deve fazer no futuro próximo pode aparecer amanhã, com a divulgação do índice de preços de consumo pessoal, a famosa inflação PCE, preferida pela autoridade monetária para fins de política de juros.

Na Europa, porém, a queda dos mercados tem outra questão, com pressão do setor de tecnologia médica depois que os EUA lançaram novas investigações de importação.

Vale, Magalu e Ambev se salvam

hotWords: ibovespa bancos; salva petrobras

Seja anunciante no invistaja.info

Como se vê, foi uma quinta-feira difícil para onde quer que se apontasse o dinheiro. Em São Paulo, o Ibovespa acabou com queda ampla, mas poderia ser pior, já que Vale (VALE3) terminou com alta de 0,55% e Magazine Luiza (MGLU3) resistiu à queda dos pares do varejo, com mais 1,29%.

Ambev (ABEV3) também se deu bem, com mais 0,65%, em meio a uma inflação de cerveja mais forte.

Petrobras cai

Mas o índice sofreu com a baixa de 0,80% de Petrobras (PETR4), em dia de aprovação do Ibama sobre a Margem Equatorial. Apesar da aprovação do órgão ambiental federal, também foram solicitados ajustes para concessão de licença final à petroleira.

O teste foi concluído em 27 de agosto e é considerado pela Petrobras como o último passo antes que o Ibama decida se concederá a licença de perfuração. A perfuração na região é um dos maiores projetos em curso para a Petrobras e a aprovação tem sido esperada com expectativa.

Os bancos caíram em bloco, com Itaú Unibanco (ITUB4) perdendo 0,80% e o Banco do Brasil (BBAS3) descendo 1,45%.

Embraer (EMBR3) desceu 0,12%, e anunciou que vai intensificar estudos com combustível de aviação. E Cosan (CSAN3), que vem com boa performance no mês, acabou perdendo amplos 7,01%.

A rusga Assaí (ASAI3) e GPA (PCAR3) está na Justiça – rede de atacarejo pediu bloqueio de ações do Casino no GPA ou depósito judicial para evitar arcar com passivos fiscais da antiga controladora. As ações dos dois sofreram: respectivamente, quedas de 5,37% e de 2,30%.

A sexta-feira chega com ares de preocupação, especialmente por conta da inflação PCE. Os investidores aguardam com apreensão os números. É esperar e torcer. (Fernando Augusto Lopes)

Confira as últimas dos mercados

Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.

Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com [email protected].

IM Trader: notícias, análises, vídeos, podcasts e guias no novo canal do (MarketMsg) sobre Mercados.

palavras-chave: Ibovespa termina em queda, com Petrobras e bancos; Vale se salva; invistaja.info;

CURITIBA | mercados | invistaja.info – Ibovespa termina em queda, com Petrobras e bancos; Vale se salva

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Notícias relacionadas:

Ibama reprova plano da Petrobras para resgate de animais na Foz do Amazonas

Dólar hoje sobe a R$ 5,36 e segue exterior após dados acima do esperado nos EUA

Taxas dos DIs sobem após dados dos EUA ofuscarem IPCA-15 e relatório do BC

Petróleo fecha perto da estabilidade, de olho em tensões geopolíticas e oferta

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade