Publicidade

BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz diretor

Diretor do BC afirma que Selic em 15% deve ser mantida por período prolongado para garantir convergência da inflação à meta

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz diretor; invistaja.info;


CRPG3 | PSR: 0.595 | P/L: -65.34 | P/Cap.Giro: 1.23 | P/ACL: 1.76 | Pat.Liq: 586901000.0 | EV/EBITDA: 55.68

ListenToMarket: BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz diretor – Áudio gerado às: 11:50:56

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

(MarketMsg) – O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou nesta quinta-feira que os dirigentes da instituição compreendem que a política monetária atual está mais restritiva do que em ciclos anteriores, e desejam que ela permaneça assim.

Durante evento do UBS BB em Washington, David disse que o nível atual da taxas de juros é o que “nos colocará no caminho certo”. Para ele, os dados recentes têm vindo em linha com o que é esperado pelo BC, mas a instituição precisa de mais números e de mais tempo para ver para onde a economia está indo.

O diretor lembrou que no fim de 2024 havia questionamentos sobre a eficácia da política monetária e sobre se a economia brasileira estaria em dominância fiscal — um entendimento que o BC nunca teve, segundo ele.

+Petróleo fecha em queda, pressionado por prolongamento de tensões entre EUA-China

Por conta disso, conforme David, o BC decidiu ser restritivo “além do que seria necessário de outra forma”.

“Nós acreditamos que estamos mais restritivos do que em ciclos anteriores… e queremos continuar assim, e ver os efeitos defasados na economia. Esta é a fase em que estamos agora”, comentou.

hotWords: diretor está monetária mais isso,

Seja anunciante no invistaja.info

Em sua decisão mais recente, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a Selic em 15% ao ano e indicou a intenção de manter a taxa básica neste nível por “período bastante prolongado”, para conduzir a inflação para a meta contínua de 3%.

David disse ainda esperar que as expectativas de inflação do mercado, registradas no boletim Focus, convirjam nos próximos meses para a meta do BC.

Os dados mais recentes do Focus mostram que os economistas do mercado projetam inflação de 4,72% em 2025, 4,28% em 2026 e 3,90% em 2027 — em todos os casos bem acima do centro da meta de 3%.

Na avaliação do diretor do BC, uma das razões para que as expectativas do mercado para a inflação sigam desancoradas são as questões fiscais. Neste aspecto, David avaliou ainda que a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de pagar precatórios represados devido à PEC dos Precatórios, de 2021, também teve impactos para a política monetária.

Ao abordar os atritos comerciais recentes entre Estados Unidos e Brasil, David afirmou que, embora a tarifação norte-americana afete alguns setores específicos da economia, no nível macro os efeitos não são relevantes.

(Reportagem de Fabrício de Castro)

BRASIL | economia | invistaja.info – BC compreende que política monetária está mais restritiva e deseja isso, diz diretor

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Incerteza fiscal e política pesa no Ibovespa, que opera na contramão da alta de NY

UBS BB vê cenário binário sobre tarifas antidumping, mas com viés positivo para USIM5

Estou esperando Lula me chamar para falar de alternativas à MP do IOF, diz Haddad

Gol firma acordo com Avolon para arrendamento de 5 aeronaves Airbus A330-900neo

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade