Investindo como profissionais
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Crise de energia é vingança da velha economia, diz Goldman Sachs; invistaja.info;
ABEV3 | Liq.2meses: 385205000.0 | Mrg.Ebit: 0.2309 | DY: 0.031 | P/ACL: -21.42 | P/L: 17.1 | Cotacao: 15.83
ListenToMarket: Crise de energia é vingança da velha economia, diz Goldman Sachs – Áudio gerado às: 11:30:29
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
(MarketMsg) — Para Jeff Currie, chefe global de pesquisa de commodities do Goldman Sachs, a crise de energia que levou o gás natural e os preços da energia a patamares recordes é um sinal de “vingança” de fontes tradicionais “subinvestidas”, como combustíveis fósseis.
“O baixo retorno fez com que o capital fosse redirecionado da velha economia para a nova economia”, disse Currie em entrevista à Bloomberg TV em conjunto com Marco Alvera, CEO da Snam, uma empresa de infraestrutura de gás. “Não é exclusivo da Europa, não é exclusivo da energia, é um amplo problema da velha economia.”
A falta de gás expôs vulnerabilidades nas cadeias de suprimento de energia globais nos últimos meses, causando o colapso de pequenas empresas de energia do Reino Unido. Mercados europeus de gás natural e licenças de carbono, por exemplo, atingiram recordes na terça-feira, sinalizando que a escassez deve piorar com o início do inverno.
+Bolsas em queda, falas de Powell e Yellen, ata do Copom e mais assuntos que vão movimentar o mercado hoje
O investimento em gás, em particular, precisa ser aumentado para evitar mais volatilidade durante a transição energética, disse Currie. Segundo ele, o problema começou quando investimentos de ciclos longos foram “evitados” após a crise financeira de 2008.
“Em muitas partes do mundo, houve muita construção eólica, muita construção de energia solar”, acrescentou, destacando a falta de investimentos em carvão, metais e mineração. “A nova economia está superinvestida, e a velha economia está faminta.”
Os preços das commodities precisam subir “muito mais para obter retornos suficientes e começar a atrair capital”, disse Currie. “As pessoas queriam um retorno rápido, e agora estamos pagando o preço por isso.”
Armazenamento e hidrogênio
hotWords: energia crise sachs vingança
Publique seu negócio no invistaja.info
De acordo com Alvera, CEO da Snam, a Europa precisa elevar a capacidade estratégica de armazenamento de gás para estabilizar o mercado global e compensar a intermitência das fontes de energia renováveis. Ele espera que os preços do gás caiam rapidamente durante o verão.
“Temos muito armazenamento de petróleo, muito estoque de petróleo, mas no Reino Unido quase não há armazenamento de gás e, na Europa, o armazenamento está metade vazio”, disse Alvera.
Alvera, que publicou recentemente um livro sobre hidrogênio, disse que o combustível pode atuar como uma força estabilizadora nos mercados de energia.
“O que foi exposto é que você pode ter quantos parques eólicos quiser, mas, se não tiver vento, então tem um problema”, acrescentou. O hidrogênio pode ser adicionado à matriz energética, diz.
Uma transição mais ordenada poderia ocorrer com a queda dos custos dos recursos renováveis, disse Alvera. Mas as pressões sobre os preços globais das commodities não vão desaparecer tão cedo, de acordo com Currie.
“Esta é a primeira volta de um superciclo de commodities de vários anos, e potencialmente de uma década”, disse Currie. “É impulsionado pela guerra contra a mudança climática, pela guerra contra a desigualdade de renda. Todas essas dinâmicas levam a um aumento estrutural da demanda por commodities contra essa ideia de vingança da velha economia.”
Analista TOP 3 em rentabilidade de curto prazo compartilha seu método exclusivo na Bolsa
palavras-chave: Crise de energia é vingança da velha economia, diz Goldman Sachs; invistaja.info;
LONDRINA | mercados | invistaja.info – Crise de energia é vingança da velha economia, diz Goldman Sachs
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Veja também:
Braskem Idesa e Pemex assinam aditivo e resolvem pendências contratuais
Ibovespa registra queda puxado por Vale em dia de exterior negativo; dólar sobe a R$ 5,40