Publicidade

Tributaristas contestam proposta de Bolsonaro sobre ICMS de combustíveis

Finalidade é reduzir impactos de impostos sobre os preços dos combustíveis, que tem gerado protestos de caminhoneiros

invistaja.info | Informação para quem vive o mercado

A intenção do governo federal de intervir no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – de responsabilidade dos Estados – que incide sobre os combustíveis foi contestada por tributaristas consultados pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A proposta foi anunciada nesta sexta-feira, 5, em entrevista coletiva que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro e ministros, com a finalidade de reduzir impactos de impostos sobre os preços dos combustíveis, que tem gerado protestos de caminhoneiros, categoria que apoia majoritariamente o mandatário.

Para o tributarista Carlos Eduardo Navarro, “é de causar arrepios as notícias de que o governo federal propõe mudanças de ICMS no setor de combustíveis”.

palavras-chave: Tributaristas contestam proposta de Bolsonaro sobre ICMS de combustíveis; invistaja.info;

E explica que, em primeiro lugar, o poder executivo federal demonstra “mais uma vez” não conhecer o filósofo francês Montesquieu e a separação dos poderes. “Como se isso não bastasse, o governo federal possui instrumentos próprios para modificar a tributação sobre esses bens, notadamente o PIS/Cofins e a Cide combustíveis.”

+Ações da Qualicorp saltam após Rede D’Or elevar fatia na empresa; Vale e Petrobras avançam com commodities

Na avaliação de Juliana Cardoso, mestre em Direito Tributário Internacional pela Queen Mary College – University of London, vai ser muito difícil o presidente Bolsonaro conseguir adesão dos estados na redução do ICMS sobre combustíveis, considerando que ele representa de 18% a 20% na arrecadação total dos estados. “Mais factível seria trabalhar uma redução gradual do PIS e da Cofins, que é federal.”

Segundo o tributarista Danilo Leal, é preocupante a ideia do governo de simplesmente criar um novo mecanismo, num contexto em que se discute muito a reforma do ICMS. “Ao que tudo indica, o governo quer criar um outro regime tributário que concentra a tributação nas refinarias, mas creio que este não seja o momento. Por mais que se pretenda exonerar a cadeia do combustível, me parece que seria muito mais importante fazer uma reforma mais ampla, que permita um pouco mais de racionalidade para o sistema tributário.”

Ele destaca ainda que isso poderá desembocar em algo sem precedentes no que tange à multiplicidade de regimes tributários.

A despeito das críticas, Danilo Leal diz que a redução tributária, num país como o Brasil, no qual se tributa muito o consumo, é sempre bem-vinda. “Reduzir a carga incidente no preço do combustível poderá permitir uma redução do custo de frete, que tem sido muito pressionado em razão do dólar e da pandemia como um todo, com reflexo na redução do preço dos produtos”, reitera.

 .

BRASIL | economia | invistaja.info – Tributaristas contestam proposta de Bolsonaro sobre ICMS de combustíveis

palavras-chave: Tributaristas contestam proposta de Bolsonaro sobre ICMS de combustíveis; invistaja.info;

Veja também:

Estrelas durante a pandemia, big techs americanas divulgam balanços do 4º tri: o que os números dizem sobre elas?

Oxford: vacina da AstraZeneca funciona contra variante do Reino Unido, que já está no Brasil

Plano SP: região metropolitana e mais 5 regiões avançam para Fase Amarela; veja o que muda

Dado de emprego demonstra a necessidade de um novo pacote, diz Casa Branca

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress