Notícias do mercado financeiro
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão; invistaja.info;
GPAR3 | P/ACL: 17.82 | Mrg.Ebit: 0.929 | P/L: 34.48 | P/Ativo: 1.836 | P/Cap.Giro: 5.67 | PSR: 16.323
ListenToMarket: MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão – Áudio gerado às: 10:10:19
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta sexta-feira, 22, que os novos estudos sobre o horário de verão, solicitados ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não identificaram economia significativa de energia e, por isso, entende não haver benefício na sua aplicação. A nova avaliação sobre a adoção do horário de verão, que foi encerrado em 2019, foi pedida em razão da atual conjuntura hidroenergética e do momento de crise hídrica pelo qual o País vem passando.
“A redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã”, concluiu o ONS, segundo informou o MME em nota divulgada nesta sexta. Além disso, continua, pelas prospecções realizadas pelo Operador, “não haveria impacto sobre o atendimento da potência, pois o horário de verão não afeta o consumo no período da tarde, quando se observa a maior demanda do dia”.
A avaliação do Ministério é de que a aplicação do horário de verão não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência.
+Setor imobiliário perde fôlego no 3º trimestre
“Desta forma, considerando análises técnicas devidamente fundamentadas, o MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão e que as medidas tomadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) têm se mostrado suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na transição do período seco para o período úmido.”
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já tinha indicado no final de setembro que a tendência era de o governo não retomar o horário de verão nos próximos anos. Na ocasião, ele disse que os hábitos de consumo de energia no Brasil e no mundo mudaram e não havia necessidade do horário de verão do ponto de vista de economia de energia.
Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.
palavras-chave: MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão
REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.
Veja também:
Setor imobiliário perde fôlego no 3º trimestre
Ministério da Economia confirma Paulo Valle na secretaria do Tesouro
Estrategistas projetam Bitcoin em US$ 100.000 até o fim do ano
Seja anunciante no invistaja.info