Negociando na bolsa de valores
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Japão lidera vacinação entre países do G7 sem lockdowns e obrigatoriedade de máscaras; invistaja.info;
CESP6 | ROIC: 0.0849 | Div.Brut/Pat.: 0.26 | EV/EBITDA: 6.22 | ROE: 0.279 | Pat.Liq: 7485270000.0 | PSR: 3.888
(invistaja.info) — O Japão sempre enfrentou o problema da hesitação em relação às vacinas. Mas as estatísticas de imunização contra a Covid-19 contradizem essa tendência.
Antes de a terceira maior economia do mundo começar a administrar imunizantes, o Japão tinha uma das taxas mais baixas de confiança nas vacinas do mundo. Agora, o país – que começou a vacinar a população meses depois dos Estados Unidos – tem a maior taxa de imunização entre o Grupo dos Sete, e conseguiu o feito sem mandatos.
O Japão tinha 75,5% da população de 126 milhões com esquema vacinal completo até 14 de novembro, de acordo com a Our World in Data, publicação científica online que usa estatísticas populacionais das Nações Unidas. O país asiático ultrapassou esta semana o Canadá, que anteriormente apresentava a maior taxa do G7, com 75,3% da população totalmente vacinada.
+Ibovespa amplia queda e briga pelos 105 mil pontos; piora nas projeções para inflação e PIB marcam agenda do dia
“Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, como governos locais e profissionais da área médica, por seus esforços”, disse o secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, em conferência na terça-feira.
O país recuperou o tempo perdido de forma discreta. Enquanto França e outras nações europeias exigiram vacinação para que cidadãos pudessem entrar em restaurantes, shoppings, trens e aviões, o Japão tem feito relativamente pouco em termos de exigir a imunização.
As autoridades distribuíram presentes, vouchers e descontos em viagens como incentivos em alguns lugares, mas, em última análise, deixaram que as pessoas decidissem.
É uma abordagem que contrasta com a dos EUA, onde as vacinas são obrigatórias para quem trabalha para grandes empregadores ou para o governo federal.
Sem mandatos
hotWords: vacinação entre lockdowns máscaras obrigatoriedade
Redigida após a Segunda Guerra Mundial, a Constituição do Japão consagra as liberdades civis. Para fins práticos, isso significa que o país não implementou lockdowns ou máscaras obrigatórias como parte de sua abordagem para a pandemia.
É a mesma abordagem usada relação à vacinação. O Ministério da Saúde desincentivou a discriminação contra os não vacinados e a vacinação no local de trabalho.
“Mesmo que sua empresa peça que você seja vacinado, você pode optar por não fazê-lo se não quiser”, disse o Ministério em uma seção de perguntas e respostas do site do programa de combate à Covid-19.
Especialistas dizem que há vários motivos pelos quais a vacinação no Japão foi bem-sucedida.
Início lento
“O início lento e a escassez fizeram as pessoas pensarem que precisavam se vacinar rapidamente”, disse Kenji Shibuya, epidemiologista e diretor de pesquisa da Fundação para Pesquisa de Políticas de Tóquio, que também administra o programa de vacinas na cidade de Soma, na prefeitura de Fukushima.
“Os idosos estavam cientes dos riscos à saúde e tinham um forte senso de urgência para se vacinar. A experiência deles deu uma sensação de segurança e encorajou o resto da família a se vacinar também.”
CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!
palavras-chave: Japão lidera vacinação entre países do G7 sem lockdowns e obrigatoriedade de máscaras; invistaja.info;
BRASIL | economia | invistaja.info – Japão lidera vacinação entre países do G7 sem lockdowns e obrigatoriedade de máscaras
REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.
Veja também:
Adultos vacinados com Janssen terão de receber segunda dose contra a Covid-19, anuncia Queiroga
Bullard, do Fed, defende aperto monetário para combater inflação
Fábio Faria se reúne com Elon Musk para levar internet para Amazônia
Descolado do exterior, Ibovespa volta a cair forte e zera ganhos acumulados na semana passada
Publique seu negócio no invistaja.info