Publicidade

‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020

A alta do IBC-Br em 2021 superou a projeção de 4,30% da pesquisa do Projeções Broadcast, cujas estimativas iam de 4,20% a 4,70%

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: ‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020; invistaja.info;


BRGE11 | P/L: 22.67 | Liq.2meses: 83.88 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | ROIC: -0.3165 | P/ACL: 0.9 | P/Cap.Giro: 0.41

ListenToMarket: ‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020 – Áudio gerado às: 13:30:39

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 4,5% em 2021, após uma queda de 4,05% em 2020, ano do início da pandemia, informou o Banco Central (BC) nesta sexta, 11. Para este ano, por outro lado, o BC e economistas do mercado preveem desaceleração em cenário de alta de juros, incertezas sobre as eleições e novas variantes da covid-19.

Uma espécie de “prévia do BC para o Produto Interno Bruto (PIB)”, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia. De responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do ano passado será divulgado em 4 de março – a projeção atual do BC é de crescimento de 4,4%.

Os resultados do IBC-Br nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais do IBGE. O cálculo dos dois é um pouco diferente – o indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas não considera o lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE).

+AIE: oferta abaixo do esperado da Opep+ tende a aumentar volatilidade do petróleo

A alta do IBC-Br em 2021 superou a projeção de 4,30% da pesquisa do Projeções Broadcast, cujas estimativas iam de 4,20% a 4,70%.

Altos e baixos

Após o baque provocado pela pandemia, a atividade econômica teve altos e baixos em 2021. Nos primeiros meses, a segunda onda de covid-19 prejudicou principalmente o setor de serviços, mas o agronegócio permitiu bons resultados, beneficiado pela alta das commodities (produtos básicos, como grãos) e do dólar.

Depois, o avanço da vacinação possibilitou a retomada dos serviços, mas, na segunda metade do ano, a atividade perdeu força com a escalada da inflação e os problemas de insumos na indústria.

Em dezembro, o IBC-Br teve a segunda alta consecutiva, de 0,33%, na série já livre de influências sazonais. Em novembro, o aumento havia sido de 0,51% (dado revisado ontem). De novembro para dezembro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,27 pontos para 139,73 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior nível desde fevereiro passado (141,05 pontos).

O resultado veio abaixo das estimativas do mercado financeiro, em sua maioria positiva em 0,60%, na pesquisa Projeções Broadcast, mas ficou dentro do intervalo das previsões, que iam de alta de 0,10% a avanço de 0,90%.

Projeção para 2022

hotWords: 4,5% tombo depois alta pib’

Seja anunciante no invistaja.info

Para este ano, o BC projeta crescimento de 1% para o PIB, com desaceleração da atividade por conta de “surpresas negativas” em dados recentes e pelo aumento do risco fiscal, ou seja, de incertezas sobre gastos públicos em um ano eleitoral.

Para o mercado financeiro, o crescimento deste ano será menor ainda. A expectativa dos analistas dos bancos, em pesquisa feita na semana passada com mais de 100 instituições, é de um crescimento de 0,30% para o PIB em 2022.

Segundo o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, os indicadores disponíveis sinalizam desaceleração já no início de 2022 e sustentam a estimativa de PIB estável (0,0%), com riscos para baixo.

“Existe uma chance de PIB negativo, porque o elemento que podia ajudar com mais intensidade, a agropecuária, começa a enfrentar um cenário complexo, com perspectivas piores para as safras de soja, arroz e feijão”, diz Vale.

O economista-chefe do Santander Asset, Eduardo Jarra, ainda trabalha com a projeção de alta de 0,5% do PIB este ano, mas com risco de ser menor.

Na visão do economista-chefe do Banco Alfa, Luis Otávio de Souza Leal, a melhora na atividade apurada em novembro e dezembro de 2021, na comparação com o primeiro mês do quarto trimestre, outubro, não deve alterar os planos do BC para o aumento dos juros. “Em algum momento no final do ano passado, a sensação era de que já estávamos em recessão. Agora, a sensação é de estagnação.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

palavras-chave: ‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020; invistaja.info;

BRASÍLIA | economia | invistaja.info – ‘Prévia do PIB’ do BC vê alta de 4,5% em 2021 depois de tombo de 2020

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Saiba mais:

A eleição já começou? Primeiros impactos da corrida presidencial já são sentidos no mercado brasileiro

Comissão do Senado adia mais uma vez sabatina de diretores do BC

Ibovespa tem 5ª semana seguida de ganhos; Bolsa fechou em alta mesmo com tensões entre Rússia e Ucrânia

Ibovespa tem 5ª semana seguida de alta; Bolsa fechou em alta mesmo com tensões entre Rússia e Ucrânia

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress