Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Putin introduz censura e ordena fechamento de mídia independente na Rússia; invistaja.info;
CIEL3 | Liq.2meses: 83214600.0 | PSR: 0.574 | EV/EBITDA: 2.47 | Cresc.5anos: -0.0862 | P/L: -13.29 | P/EBIT: 3.54
(ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, introduziu oficialmente a censura de Estado e, em poucos dias, é esperado que mais nenhuma mídia independente funcione no país, denunciou nesta quinta-feira (3) o site Meduza, um dos últimos veículos de comunicação sem interferência estatal.
Em um editorial chamado de “Vocês não podem nos calar”, o portal revela que já espera que a censura caia sobre eles “em pouquíssimo tempo” como aconteceu recentemente com vários outros órgãos de informação.
“A destruição da mídia independente é uma das coisas que tornou possível a guerra na Ucrânia”, diz uma parte do texto.
+PMI composto da China se mantém em 50,1 em fevereiro; PMI de serviços cai
“Estamos publicando esse texto enquanto ainda há tempo – para nós – para fazer saber a todos o início de uma situação histórica: a Rússia introduziu oficialmente a censura de Estado.
Em poucos dias, talvez já hoje, é possível que não existam mais mídias independentes na Rússia. Muito, muito rapidamente é possível que qualquer um na Rússia busque informações das ‘vozes inimigas’ de fontes independentes e precisará fazer o que era feito para ter notícias da época que vivíamos a ‘Cortina de Ferro’, diz o comunicado.
O editorial da Meduza ainda cita que, desde que a guerra começou no dia 24 de fevereiro, toda a mídia foi obrigada a chamar o conflito de “operação militar especial” e foi impedida de publicar fatos reais do que ocorriam na Ucrânia.
“Eles bloquearam os sites Taiga, Doxa, The Village, TV Rain, Ekho Moskyy Radio e muitos outros. Há simplesmente uma censura. A dramática situação que o nosso país está hoje é um dos resultados dos ataques das autoridades contra a mídia independente e até mesmo a realidade das coisas. Se temos uma mínima chance de parar essa guerra, nós temos a necessidade de uma imprensa livre”, diz ainda o texto.
hotWords: mídia independente ordena rússia introduz
Publique seu negócio no invistaja.info
Pouco depois da publicação do site, a diretora-geral da TV independente Dozhd, Natalia Sindieieva, informou que a emissora foi suspensa.
A procuradoria-geral russa havia determinado o fechamento do site no dia 1º de março e, nos últimos dois dias, as transmissões eram feitas apenas pelo YouTube.
Além dos sites independentes, o governo de Putin também censurou parte das postagens no Facebook, Twitter e demais redes sociais.
Para os russos, a mídia publica mentiras e manipula as informações. Nos últimos dias, foram essas transmissões que mostraram ao mundo a grande quantidade de protestos que está ocorrendo em mais de 45 cidades da Rússia contra a guerra na Ucrânia, com mais de oito mil pessoas detidas.
Os atos contra o governo são proibidos no país. Nas sanções anunciadas pelas potências ocidentais, houve também uma resposta contra as redes de comunicação estatais Russia Today e Sputnik, e suas subsidiárias, que foram proibidas de funcionarem na União Europeia e nos EUA. (ANSA).
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.
palavras-chave: Putin introduz censura e ordena fechamento de mídia independente na Rússia; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Putin introduz censura e ordena fechamento de mídia independente na Rússia
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Leia também:
Citigroup pode perder quase US$ 5 bilhões em caso de ‘estresse severo’ na Rússia
Dirigentes do BCE concordaram sobre normalização gradual da política monetária
Bolsonaro diz que Queiroga estuda rebaixar para endêmica situação da Covid no Brasil
Rússia pretende levar operação militar na Ucrânia até o fim, diz chanceler
Publique seu negócio no invistaja.info