Publicidade

Rússia abre corredores humanitários na Ucrânia, e civis começam a deixar 5 cidades

Conflito já deixou mais de 2 milhões de refugiados em pouco mais de 2 semanas, no maior êxodo europeu desde a 2ª Guerra Mundial

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Rússia abre corredores humanitários na Ucrânia, e civis começam a deixar 5 cidades; invistaja.info;


KLBN3 | P/EBIT: 5.89 | PSR: 1.933 | P/VP: 5.55 | Mrg.Liq.: 0.2066 | Cresc.5anos: 0.1654 | EV/EBIT: 9.76

ListenToMarket: Rússia abre corredores humanitários na Ucrânia, e civis começam a deixar 5 cidades – Áudio gerado às: 8:30:50

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Civis ucranianos começam a deixar cinco cidades do país nesta terça-feira (8), incluindo a capital Kiev e importantes cidades como Kharkiv e Mariupol, após a Rússia abrir corredores humanitários em meio à guerra.

A operação para a retirada de moradores de cidades que têm sido atacadas por tropas russas, que invadiram o país vizinho há 15 dias, foi acordada durante terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia na segunda-feira (7).

A guerra já deixou mais de 2 milhões de refugiados e 400 civis mortos, incluindo 27 crianças, segundo a ONU. As Nações Unidas admitem, porém, que o número real de vítimas é muito superior, já que dezenas de casos e relatos ainda não foram confirmados de forma independente.

+Chanceleres de Rússia e Ucrânia vão se reunir na Turquia

O portal do Alto Comissariado da ONU para refugiados (Acnur) dedicado à crise ucraniana mostra que, por volta de 7h30 (horário de Brasília), a cifra de deslocados internacionais em função da invasão russa era de pelo menos 2.011.312.

Mais da metade desse contingente (1,2 milhão) fugiu para a Polônia. Outras importantes nações de destino das pessoas que fogem da guerra são Hungria (191,3 mil), Eslováquia (140,7 mil), Moldávia (82,8 mil), Romênia (82 mil) e a própria Rússia (99,3 mil).

Para efeito de comparação, o número de refugiados ucranianos no mundo até junho de 2021, que deixaram o país desde a anexação russa da Crimeia em 2014, era de 53,5 mil, segundo o Acnur.

Pior crise de refugiados desde a 2ª Guerra

hotWords: civis cidades começam ucrânia, corredores

Seja anunciante no invistaja.info

A ONU diz que a crise de refugiados na Ucrânia tem o crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O país tem cerca de 44 milhões de habitantes, e o número de deslocados internacionais tende a aumentar rapidamente, já que centenas de milhares de pessoas fugiram de suas casas, mas ainda não conseguiram cruzaram as fronteiras.

Em coletiva de imprensa em Oslo, na Noruega, o chefe do Acnur, Filippo Grandi, disse que asguerras na Bósnia-Herzegovina e no Kosovo tiveram de 2 a 3 milhões de refugiados, mas em um período de oito anos.

Sobre as mortes de civis, o monitoramento é feito pelo Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, que diz que a “maioria das baixas civis registradas foi causada pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo bombardeios de artilharia pesada e sistemas de mísseis e ataques aéreos e de mísseis”.

Mykhailo Podoliak, conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na segunda-feira (7) que a Rússia já danificou e destruiu 202 escolas, 34 hospitais e mais de 1,5 mil edifícios residenciais desde o início da guerra.

* Com informações da Ansa.

FLORIANÓPOLIS | mercados | invistaja.info – Rússia abre corredores humanitários na Ucrânia, e civis começam a deixar 5 cidades

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Governo discute congelamento temporário de preços de combustíveis pela Petrobras (PETR4)

B3 (B3SA3) nomeia novo CFO, BB (BBAS3) atualiza valor de proventos, balanço da Marfrig (MRFG3) após fechamento e mais notícias

Vale (VALE3) informa parada temporária de operações da Estrada de Ferro Carajás

Ibovespa fecha em baixa de 2,52%, maior queda diária em mais de três meses, com risco de embargo ao petróleo russo

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress