Conteúdo de quem vive de mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Schwartsman: Brasil cresce pouco porque subsídios impedem o crescimento da produtividade; invistaja.info;
BRBI11 | EV/EBIT: 8.78 | Div.Brut/Pat.: 2.65 | DY: 0.0 | Cresc.5anos: -0.8148 | PSR: 8.155 | EV/EBITDA: 8.66
O economista e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman afirmou que o Brasil cresce pouco porque a produtividade no País é baixa. “Vários são os canais que levam a esse baixo crescimento. Mas tem os incentivos, que vão para os setores menos produtivos. Se fossem produtivos, não precisariam de subsídios”, disse Schwartsman.
Segundo o ex-diretor do BC, quando se tem um Estado preparado para dar subsídios, o empresário, em vez de se dedicar à sua atividade, busca outra forma de ganhar dinheiro. “Isso é como dar carniça para urubus. Isso derruba a produtividade”, disse Schwartsman.
O ex-diretor do BC participou, ao lado do economista Guilherme Stein e do advogado Sebastião Ventura, do Millenium Talks, evento virtual organizado pelo Instituto Millenium sob o tema “Distorções do Bolsa Empresário”.
+Covid-19 na China derruba commodities e, com elas, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4)
A iniciativa ocorre meio ao debate sobre a concessão de subsídios para os combustíveis, com a proposta de um fundo com dividendos e royalties da Petrobras para amenizar o impacto da alta do petróleo.
Leia também:
Combustíveis e o ciclo reprodutor das borboletas
hotWords: subsídios porque brasil crescimento impedem
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Stein e Ventura, juntos com o economista Felipe Garcia, são autores de um estudo divulgado semana passada e que indica que os incentivos fiscais impactam a produtividade das empresas brasileiras em operação, além da qualidade da composição das empresas ativas. O documento faz parte da série Millenium Papers.
Os autores concluíram que os subsídios do governo federal como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Minha Casa Minha Vida (MCMV), Zona Franca de Manaus e a Desoneração da Folha de Pagamentos prejudicam o crescimento econômico e interferem na decisão de investimentos e geração de emprego.
palavras-chave: Schwartsman: Brasil cresce pouco porque subsídios impedem o crescimento da produtividade; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Schwartsman: Brasil cresce pouco porque subsídios impedem o crescimento da produtividade
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Notícias relacionadas:
Volume de serviços tem queda de 0,1% em janeiro frente dezembro após duas altas mensais
SLC Agrícola (SLCE3) registra lucro consolidado de R$ 192,9 milhões no 4º trimestre de 2021
Terra Santa Agro (LAND3) registra lucro de R$ 20,1 mi no 4º trimestre