Publicidade

Fim de cobrança extra deve reduzir conta de luz em 6,5%, estima consultoria

Governo prevê uma redução de cerca de 20%, mas conta não inclui os reajustes tarifários previstos para 2022 (que devem ficar na casa dos 15%)

Notícias de investidor para investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Fim de cobrança extra deve reduzir conta de luz em 6,5%, estima consultoria; invistaja.info;


ESTR4 | P/VP: -0.09 | Pat.Liq: -498547000.0 | Mrg.Ebit: -0.0166 | ROIC: -0.0093 | Cotacao: 53.0 | P/ACL: -0.07

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira (6) o fim da bandeira escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e a volta da bandeira verde na conta de luz, a partir do dia 16 — uma antecipação em relação ao prazo esperado (as trocas de bandeira ocorrem geralmente no fim do mês).

O governo estima que as contas de luz terão uma redução de cerca de 20% no preço com o fim da taxa extra, que paga o funcionamento de usinas termoelétricas (mais caras e mais poluentes). A medida deve levar também a uma desaceleração da inflação em maio.

Mas especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que a queda deverá ser diluída com os reajustes tarifários das distribuidoras que serão estabelecidos ao longo deste ano. A PSR, maior consultoria de energia do país, estima que esses reajustes serão de 15% em média, então a redução na conta de luz dos consumidores residenciais deverá ser de 6,5% na prática.

+Ibovespa recua pelo terceiro pregão seguido após ata do Fed; dólar retoma R$ 4,70

Crise hídrica

Anunciada em agosto, a bandeira escassez hídrica foi uma das medidas estabelecidas pelo governo em 2021 para evitar falhas no fornecimento de energia em meio à grave crise hídrica. Ela resulta em uma cobrança adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Na ocasião, os reservatórios estavam praticamente vazios. Mas desde outubro choveu o suficiente para garantir a recuperação dos reservatórios, e o governo pode encerrar a cobrança adicional.

“Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, escreveu o presidente no Twitter.

Desde o mês passado, Bolsonaro — que concorre à reeleição — já indicava em entrevistas e na sua live semanal a mudança da bandeira tarifária, chegando a dizer que o modelo atual “mete a mão no bolso do consumidor”.

Mudança na bandeira tarifária

Mas a previsão já era que a tarifa de escassez hídrica valeria até abril, e nos últimos meses o governo já estava limitado a quantidade de usinas térmicas em operação. A dúvida do mercado era se haveria ou um escalonamento na mudança da bandeira tarifária.

hotWords: consultoria conta deve estima extra

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Para Gustavo Carvalho, gerente de preços e estudos de mercado da consultoria Thymos Energia, a cobrança mais cara já poderia ter sido suspensa há alguns meses, dado o cenário positivo em relação às chuvas.

“O propósito das bandeiras tarifárias é sinalizar o custo do despacho térmico. Como o custo agora é menor, não faz sentido manter uma bandeira”, afirma Carvalho. Ele, no entanto, estima que a bandeira amarela deve ser acionada em julho, agosto e setembro.

O sistema de bandeiras foi criado em 2015, e as cores verde, amarela ou vermelha indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz (e o valor a ser cobrado). Diante da falta de chuvas, o governo foi obrigado a criar inicialmente a bandeira vermelha 2 e, posteriormente, a bandeira escassez hídrica.

Queda de inflação em maio

O fim da bandeira extraordinária deve levar a uma desaceleração da inflação em maio. “A mudança vai trazer uma redução destacada no preço da energia elétrica e um efeito grande na inflação média, que pode até ser negativa. A previsão é de um IPCA médio de -0,20% em maio”, afirma o economista André Braz, do Ibre-FGV.

“É um efeito nacional, todas as cidades vão registrar o movimento ao mesmo tempo, diferente dos reajustes das distribuidoras, que acontecem em datas diferentes”, destaca o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

Em 2021, a economia foi impactada pelos sucessivos aumentos na conta de luz. A criação do patamar extraordinário e outras medidas com custos bilionários adotadas pelo governo foram responsáveis por pressionar os preços da energia, que fecharam 2021 com alta de 21,21%.

Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, qualquer redução na energia tem impactos positivos na inflação e o dólar pode ajudar a fazer com que os preços desacelerem em maio, mas esse é um movimento pontual. “É um alívio, mas não suficiente para tirar a inflação da trajetória de alta que vem sendo observada nos últimos meses”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

palavras-chave: Fim de cobrança extra deve reduzir conta de luz em 6,5%, estima consultoria; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Fim de cobrança extra deve reduzir conta de luz em 6,5%, estima consultoria

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Tópicos mais acessados:

Azul (AZUL4) reporta alta de 32,9% no tráfego total de passageiros no 1º trimestre de 2022

Criptomoedas devem seguir mesmas regras das finanças tradicionais, afirma Yellen em discurso

Banco do Brasil (BBAS3) se tornará o 1º banco a oferecer iniciação de pagamentos com Pix

Ata do BCE mostra autoridades interessadas em reverter estímulos

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress