Informação para o trader investidor
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Open Banking: entenda o conceito em 6 pontos; veja vídeo; invistaja.info;
REDE3 | DY: 0.01 | P/Ativo: 0.91 | Cotacao: 9.34 | P/L: 21.66 | Mrg.Ebit: 0.1665 | PSR: 1.745
+OMS aprova vacina da Johnson & Johnson para uso emergencial
CURITIBA | invistaja.info — Depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020, o Banco Central (BC) deu continuação à sua agenda de inovação e de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e colocou em operação o início do calendário do Open Banking.
O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre bancos e entre outras instituições financeiras, por meio da integração de seus respectivos sistemas.
A chegada do Open Banking no Brasil deve trazer mais opções de produtos e serviços financeiros e com menos custos, além de mais transparência aos clientes finais, que também terão mais autonomia sobre sua vida financeira.
O (MarketMsg) preparou um vídeo com as informações básicas que você precisa saber para começar a entender o potencial do Open Banking. Confira o vídeo completo no player acima.
hotWords: vídeo pontos; veja banking:
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
Vale lembrar também que há também um guia, também preparado pelo (invistaja.info), com informações detalhadas sobre o funcionamento desse conjunto de regras.
A primeira fase do calendário de implementação do Open Banking teve início no dia 1° de fevereiro. Esse foi o pontapé inicial para toda a infraestrutura do Open Banking. O objetivo dessa etapa é que as instituições participantes compartilhem entre si, sob supervisão do BC, suas prateleiras de produtos, serviços e taxas disponíveis, além de informações sobre o seu atendimento, com os horários de funcionamento e os canais usados para atender clientes, por exemplo (saiba mais aqui).
A segunda fase está prevista para começar em 15 de julho. A partir dessa etapa, o consumidor vai começar a sentir os efeitos do Open Banking em seu dia a dia. As instituições financeiras estarão aptas a compartilhar entre elas os dados cadastrais de clientes (como nome, CPF/CNPJ, telefone e endereço), além de informações relacionadas às contas correntes e às tarifas cobradas – tudo sempre a partir do consentimento do consumidor.
No total, são quatro fases de implementação e todas estão previstas para começar neste ano.
A ideia do Open Banking é promover mais competição entre os agentes financeiros e, ao mesmo tempo, proporcionar mais autonomia ao cliente em relação aos seus dados, além de facilidade de contratação de produtos e serviços bancários, explica Patrícia Thomazelli, sócia da Rennó Penteado Sampaio Advogados e especialista em direito bancário.
palavras-chave: Open Banking: entenda o conceito em 6 pontos; veja vídeo; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Open Banking: entenda o conceito em 6 pontos; veja vídeo
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Notícias relacionadas:
“Não temos perspectiva de entrar no leilão de privatização da Eletrobras”, diz CFO da Eneva
Guedes nega que governo tenha feito “chantagem” para dar auxílio mediante agenda
Petrobras reforça que Castello Branco e diretoria cumprirão mandatos
Seja anunciante no invistaja.info