Conteúdos sobre investimentos
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Pacheco diz ser tolerável modelo proposto pelo governo para Eletrobras; invistaja.info;
BRSR5 | Liq.2meses: 2323.43 | P/VP: 0.92 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Cotacao: 18.7 | P/EBIT: 0.0
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), classificou como “tolerável” o modelo proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para privatização da Eletrobras. O Executivo assinou uma medida provisória incluindo a estatal e suas subsidiárias no Programa Nacional de Desestatização (PND) e condicionando a capitalização à aprovação da MP.
Antes de ser eleito para o comando do Senado, Pacheco tirou a privatização da Eletrobras da lista de prioridades para sua gestão. Agora, porém, após o envio da MP ao Legislativo, o presidente do Senado afirmou que o modelo proposto pelo governo não é a privatização pura e simples, mas um processo de capitalização com oferta de novas ações ao mercado, de modo que o poder público fique com 45% dos ativos totais da empresa.
Para se tornar lei e viabilizar a capitalização da empresa, a MP precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até junho. Na tentativa de facilitar a votação, o governo incluiu dispositivos na medida provisória para atender parlamentares.
+Governo Bolsonaro é denunciado na ONU por “tragédia humanitária” na pandemia
Dentro do texto, estão a prorrogação por 30 anos da concessão da hidrelétrica de Tucuruí, a destinação de recursos para investimentos e a criação de uma golden share da União, permitindo ao governo poder de veto em decisões estratégicas mesmo não sendo mais o controlador da Eletrobras.
“Acho essa medida tolerável sob o ponto de vista da inteligência de mercado de conciliar a preservação de um ativo nacional que pertence a todos os brasileiros, mas que seja um ativo valorizado pela possibilidade de competitividade daquela empresa da qual a União participe”, afirmou Pacheco durante evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico. O presidente do Senado disse ser a favor do conceito de privatização, mas ponderou que é preciso avaliar caso a caso.
palavras-chave: Pacheco diz ser tolerável modelo proposto pelo governo para Eletrobras; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Pacheco diz ser tolerável modelo proposto pelo governo para Eletrobras
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Leia também:
Como ganhar dinheiro (ou perder) com o Copom de uma maneira que você provavelmente não conhecia
Entre em contato para anunciar no invistaja.info