Notícias do mercado financeiro
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Pedro Guimarães, presidente da Caixa, pede demissão após denúncias de assédio sexual; invistaja.info;
POMO4 | P/L: 5.08 | ROE: 0.1641 | Mrg.Ebit: -0.0087 | Mrg.Liq.: 0.13 | Cresc.5anos: 0.011 | P/ACL: -12.2
ListenToMarket: Pedro Guimarães, presidente da Caixa, pede demissão após denúncias de assédio sexual – Áudio gerado às: 18:30:24
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Alvo de denúncias de assédio sexual por funcionárias da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, presidente do banco público, entregou uma carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (29). O executivo estava no cargo desde janeiro de 2019.
A decisão ocorreu um dia após o site “Metrópoles” publicar reportagem revelando acusações de diversas funcionárias da instituição que descreviam situações de abordagens inapropriadas e conduta incompatível com o ambiente profissional por parte de Pedro Guimarães.
Guimarães era um dos nomes de confiança de Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes (Economia). Ele acompanhava o chefe do Poder Executivo em viagens oficiais e participou diversas vezes de transmissões pela internet nas redes sociais do presidente. O Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar os fatos.
+Cemig (CMIG4) e Copel (CPLE6) avaliam impacto da devolução de tributos a consumidores; B3 (B3SA3) ajusta valor de proventos e mais
Quem deve assumir o posto de presidente da Caixa é Daniella Marques, secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, considerada braço direito de Guedes.
O (MarketMsg) entrou em contato com a Caixa, mas até o momento de publicação desta reportagem ainda não tinha obtido retorno. Já o MPF disse que não fornece informações sobre processos sigilosos.
hotWords: denúncias sexual caixa, pede guimarães, demissão
Seja anunciante no invistaja.info
Ao “Metrópoles”, o banco enviou uma nota dizendo que “não tem conhecimento das denúncias apresentadas, que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio e que possui canal de denúncias por meio do qual são apuradas quaisquer supostas irregularidades atribuídas à conduta de qualquer empregado, independente da função hierárquica, que garante o anonimato, o sigilo e o correto processamento das denúncias”.
A jornalista Ana Flor publicou em blog no portal “G1” que o comando da Caixa sabia dos supostos casos de assédio do presidente do banco e acobertou as denúncias inclusive com promoções. Fontes ouvidas pela jornalista disseram que os primeiros casos aconteceram ainda no primeiro ano de Guimarães no cargo.
palavras-chave: Pedro Guimarães, presidente da Caixa, pede demissão após denúncias de assédio sexual; invistaja.info;
FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Pedro Guimarães, presidente da Caixa, pede demissão após denúncias de assédio sexual
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Leia também:
Putin: Rússia responderá se Otan instalar infraestrutura em Finlândia e Suécia
Ibovespa cai mais do que pares americanos, em dia marcado pela volatilidade; dólar recua 1,39%
Ibovespa cai mais do que pares americanos, em dia marcado pela volatilidade; dólar cai 1,39%