Informação de quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: G20 precisa enfrentar cenário “excepcionalmente incerto”, afirma diretora do grupo; invistaja.info;
BRAP4 | PSR: 0.0 | P/Cap.Giro: 10.23 | P/L: 1.2 | Pat.Liq: 7663710000.0 | P/VP: 1.14 | Cresc.5anos: 0.0
ListenToMarket: G20 precisa enfrentar cenário “excepcionalmente incerto”, afirma diretora do grupo – Áudio gerado às: 11:10:42
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou hoje representantes do G20 – grupo dos países mais ricos do mundo – que é preciso enfrentar o cenário “excepcionalmente incerto” para a economia mundial. “O cenário escureceu de forma significativa e a incerteza está excepcionalmente alta”, disse em Bali, na Indonésia, onde participa de encontro com ministros das finanças do grupo.
“Eu gostaria que o cenário para a economia global fosse tão brilhante como o céu de Bali, mas infelizmente não é”, afirmou a dirigente. Riscos de piora adicional do cenário, que o FMI já tinha feito um alerta prévio, agora estão se materializando, comentou.
A guerra na Ucrânia, alertou Georgieva, se intensificou e está colocando pressão adicional nos preços das commodities e alimentos. As condições financeiras globais estão tendo um aperto maior do que se antecipava. Há ainda disrupções causadas pela pandemia que seguem afetando as cadeias globais de suprimento e pesando negativamente na atividade econômica.
+PIB da China desaponta estimativas e cresce 0,4% no 2º tri na base anual, com impacto dos lockdowns
A dirigente do FMI voltou a afirmar que a instituição vai reduzir a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para este ano e 2023. No final do mês, o Fundo deve divulgar uma revisão de seu cenário econômico global. Riscos de piora do cenário vão persistir e podem se intensificar se a inflação continuar alta, necessitando de mais subidas de juros pelos bancos centrais, afirmou a diretora do FMI.
Nesse ambiente mais desafiador, Kristalina Georgieva pediu aos países do G20 que “façam tudo a seu alcance” para trazer a inflação para baixo. Em segundo lugar, a dirigente pediu que a política fiscal deve ajudar – “e não atrapalhar” – os esforços dos bancos centrais para controlar a inflação. “Com a desaceleração do crescimento, algumas pessoas precisarão de mais apoio, não menos.”
Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês
palavras-chave: G20 precisa enfrentar cenário “excepcionalmente incerto”, afirma diretora do grupo; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – G20 precisa enfrentar cenário “excepcionalmente incerto”, afirma diretora do grupo
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Notícias relacionadas:
Biden: estou fazendo tudo o que posso para aumentar oferta de petróleo para EUA
Ibovespa consegue fechar em alta, mas sobe menos que pares americanos; dólar cai 0,50%
Entre em contato para anunciar no invistaja.info