Publicidade

IPCA, Ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: IPCA, Ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana; invistaja.info;


ITUB4 | P/EBIT: 0.0 | PSR: 0.0 | P/Cap.Giro: 0.0 | EV/EBIT: 0.0 | Cresc.5anos: -0.3561 | DY: 0.0272

ListenToMarket: IPCA, Ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana – Áudio gerado às: 9:10:58

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A segunda semana de outubro está mais curta, com feriados aqui no Brasil e nos Estados Unidos. Mas a  agenda de indicadores econômicos vai trazer números bastante aguardados, sobretudo dados de inflação. Os investidores também vão seguir de olho no noticiário político e o andamento da campanha dos presidenciáveis para o segundo turno pode vir a fazer preço.

Na segunda-feira, as Bolsas em Wall Street estarão fechadas por conta do feriado nacional de Dia de Colombo. Mas isso não significa que a semana será tranquila para os americanos. Há uma série de indicadores de inflação previstos até sexta-feira, com destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).

O CPI de setembro será divulgado na quinta-feira (13). A média das projeções coletadas pela Refinitv aponta para uma alta de 0,2% na comparação com agosto. Em bases anuais, o índice deve apresentar avanço de 8,1%. Na quarta (12), sai o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês).

+BRF (BRFS3) deve ser a maior beneficiada da Bolsa brasileira com surtos de gripe aviária na Europa e nos EUA

Os Estados Unidos enfrentam a maior inflação em décadas e os novos dados podem influenciar em futuras decisões do BC americano sobre aumento de juros no país. No mesmo dia do PPI, o Federal Reserve divulgará a ata da última reunião de seu Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Na avaliação do UBS BB, a minuta deverá reforçar  o tom hawkish dos dirigentes do Fed após a decisão de elevar os juros em 75 pontos-base na última reunião. Outra alta, de mesma magnitude, é esperada para a reunião do Fomc em novembro.

“No entanto, vale lembrar que a ata contém um apanhado de visões dentro do comitê. A minuta vai, provavelmente, mostrar que muitos participantes estão preocupados com um aperto muito agressivo e um movimento muito rápido de alta de juros”, escreveram os analistas do UBS.

O Fed deve continuar sinalizando para juros em território contracionista e que vai seguir dependendo de novos indicadores econômicos para embasar decisões futuras.

Inflação também é destaque na China e aqui no Brasil

hotWords: ipca, semana acompanhar temporada início

Seja anunciante no invistaja.info

Na quinta-feira à noite, os investidores também vão conhecer os índices de preços ao consumidor e ao produtor na China. Para o primeiro, o consenso Refinitiv aponta alta de 0,3% em setembro na comparação com agosto (e de 2,8% na comparação anual). Para o PPI, a média das projeções é de crescimento de 1% na comparação anual.

Outro indicador de destaque na agenda chinesa é a balança comercial, a ser divulgada na sexta-feira (14). A expectativa é que as exportações em setembro tenham crescido 4,8%, em maior intensidade que as importações, que devem avançar em torno de 1%.

Aqui no Brasil, a B3 não vai funcionar na quarta (12), em função do feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida. Mas antes do descanso no meio da semana, os investidores vão conhecer o índice de preços ao consumidor (IPCA) do mês de setembro. O indicador será divulgado na terça-feira (11) e o Itaú prevê mais uma deflação, desta vez de 0,37%.

“A leitura deve mostrar deflação na gasolina, telecomunicações, serviços e alimentação em casa, com os cortes de preços feitos pela Petrobras em meados de agosto e setembro, além  da redução de impostos e preços do leite mais baixos”, escreveu o economista Mario Mesquita. No núcleo do IPCA, a expectativa é que serviços mostrem algum alívio na margem, ainda que se mantendo em níveis historicamente altos.

A semana no Brasil termina com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), referente a agosto. O Itaú prevê um crescimento de 0,3%.

Início da temporada de resultados nos EUA

Na agenda corporativa, destaque para o início da temporada de balanços corporativos referentes ao terceiro trimestre de 2022. Os resultados saem a partir de quarta-feira, com Pepsico, e Delta Airlines, na quinta-feira.

Mas os bancos, que dão início oficialmente a temporada, divulgarão seus resultados a partir de quinta. Nesse dia, JP Morgan, Morgan Stanley, Citigroup e Wells Fargo apresentarão seus números.

palavras-chave: IPCA, Ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – IPCA, Ata do Fomc e início da temporada de balanços nos EUA: o que acompanhar na semana

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Leia também:

Eneva (ENEV3) avalia fatia na IBV e participação minoritária na concessão BM-SEAL-11

Mundo se recupera da crise gerada pela pandemia mas perde ritmo

Empresário no Brasil ofereceu voo em jatinho para programadores russos fugirem do país

Credit Suisse reforça ações para vender ou reduzir participações em negócios

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress