Publicidade

Presidente do TCU pede relatório sobre privatização do Porto de Santos

O TCU é responsável por analisar previamente os projetos de privatização do Executivo federal

Informação para traders e investidores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Presidente do TCU pede relatório sobre privatização do Porto de Santos; invistaja.info;


PLPL3 | P/EBIT: 2.97 | P/L: 7.83 | ROE: 0.3122 | P/ACL: 4.29 | Cresc.5anos: 0.1139 | EV/EBITDA: 3.32

ListenToMarket: Presidente do TCU pede relatório sobre privatização do Porto de Santos – Áudio gerado às: 8:10:43

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU) e relator do processo de desestatização do Porto de Santos, determinou que a unidade técnica da Corte de contas encaminhe até 6 de novembro o relatório sobre o projeto.

O despacho, ao qual o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve acesso, foi assinado na terça-feira, 11. Nele, Dantas aponta a “relevância da matéria” e a “necessidade de tempestividade na atuação” do tribunal quanto à proposta. “Determino que a instrução inicial sobre o tema seja concluída até 6/11/2022 e remetida para apreciação deste Relator”, afirmou o ministro.

O TCU é responsável por analisar previamente os projetos de privatização do Executivo federal, que tradicionalmente publica os editais de leilão somente após o aval da Corte.

+Aguardado parecer cripto da CVM decepciona e tem recepção morna do mercado

De acordo com a decisão de Dantas, a área técnica apontou em recente manifestação que a documentação final sobre o caso submetida à apreciação do tribunal “contém informações mínimas e suficientes para a instrução dos autos”. Pelo prazo regular, a proposta de mérito da unidade técnica poderia ser enviada ao relator até 9 de dezembro.

Segundo apurou a reportagem, se a tramitação ocorrer sem sobressaltos, há expectativa de que a desestatização do porto seja levada para votação em plenário ainda em novembro. Nada impede, contudo, que algum ministro peça vista e interrompa a deliberação. Até o momento, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, continua a dizer ser possível realizar o leilão ainda neste ano.

hotWords: relatório pede privatização presidente

Seja anunciante no invistaja.info

Há previsão de o TCU realizar uma audiência pública para debater a desestatização no dia 31 de outubro, às 14h, na segunda-feira após o segundo turno das eleições.

Caso o certame não ocorra em 2022, as chances de a privatização do maior complexo portuário da América Latina sair do papel são reduzidas. Primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia paralisar o projeto, se eleito. Pelo menos é o que indica a equipe do petista responsável pelas propostas para a área de infraestrutura.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, apesar da urgência do governo Bolsonaro em realizar o leilão, o projeto de Santos chegou ao TCU com uma indefinição sobre o que será feito de uma área no porto em que, inicialmente, o Ministério da Infraestrutura planejava criar um novo terminal de contêineres (STS10) a partir de licitação (arrendamento).

O imbróglio sobre permitir ou não que empresas de navegação disputem pela administração do terminal atrasou bruscamente o calendário do governo. Agora, a pasta precisa definir e notificar à Corte se ainda planeja fazer o arrendamento ou se deixará o futuro concessionário do porto decidir o futuro do terminal. Neste caso, o valor do ativo no leilão deve ser alterado.

palavras-chave: Presidente do TCU pede relatório sobre privatização do Porto de Santos; invistaja.info;

LONDRINA | economia | invistaja.info – Presidente do TCU pede relatório sobre privatização do Porto de Santos

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Saiba mais:

Possível revogação de corte de impostos no Reino Unido anima mercado local

Balança comercial da Zona do Euro mostra déficit de 50,9 bilhões de euros em agosto

Bolsas operam mistas antes de balanços de bancos nos EUA; varejo americano, serviços no Brasil e mais destaques do mercado hoje

Ibovespa hoje: o movimento da Bolsa Ao Vivo

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade